Marinho é Eleito Presidente do Conselho Municipal do Trabalho e Emprego de Joinville

27/03/2015

O dirigente da UGT/SC da Macrorregião Norte Mário José de Souza Leal (Marinho) é o novo presidente do Conselho Municipal do Trabalho e Emprego de Joinville SC. O sindicalista foi eleito por unanimidade pelos representantes das bancadas Governista, Bancada dos Empresários, e Bancada dos Trabalhadores, cujo mandato será no ano de 2015.

Marinho é Secretário de Divulgação e Comunicação da UGT Santa Catarina e também é o Diretor Executivo da Secretaria de Integração e Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Joinville e responsável pelo órgão municipal o CEPAT – Centro Público de Atendimentos aos Trabalhadores.

Segundo o presidente eleito o conselho municipal é composto de forma tripartite (Governo, Empresários e Trabalhadores) exerce papel fundamental na elaboração de politicas públicas de geração de emprego, intermediação de mão de obra e qualificação profissional.

“Vamos trabalhar com todas as entidades representativas dos trabalhadores, discutindo todos os projetos do mundo do trabalho realizados no nosso município. “ disse Mario Leal no ato da sua posse.

Sua primeira ação como presidente do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego e presidente do Comitê de Aprendizagem de Joinville foi marcar uma audiência com o Prefeito municipal Sr. Udo Döhler que aconteceu no dia 12 de março na sala do colegiado, onde foi apresentado os assuntos que estão em discussão no nosso conselho: Foi criado um grupo de trabalho para discutir sobre as Pericias Médicas junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social, e grupo de trabalho sobre a criação e implementação da Região Metropolitana e também sobre a terceira reforma Administrativa municipal que deverá contemplar uma Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego.

Além dos conselheiros, a audiência contou a presença dos representantes das empresas: SENAI, SENAC, COLÉGIO ELIAS MOREIRA, RENAPSI, GERAR, INSTITUTO DOM BOSCO, IOS, CIEE, E ESPRO que atuam com o menor aprendiz e que fazem parte do Comitê de Aprendizagem.

Na mesma oportunidade com a presença da Gerente Regional do MTE de Joinville srta. Maysa dos Santos foi apresentado ao Prefeito Udo Döhler a proposta para assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre a PMJ e Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, para que o CEPAT possa também ajudar na captação dos dados para confecção da Carteira de Trabalho, para que este documento possa ser entregue num prazo de 48 horas.

De imediato o Prefeito autorizou, encaminhem o mais breve as formalidades para a assinatura do referido acordo, muitos trabalhadores não estão conseguindo o seu emprego em função da grande demora para a emissão deste importante documento, e também vai facilitar a vida dos menores aprendizes que também necessitam deste documento. Frisou o prefeito Udo Döhler.

A reunião foi avaliada positivamente pelos membros do novo conselho conforme abaixo:

BANCADA GOVERNAMENTAL:

SIDE – Mário José de Souza Leal – Presidente

SINE ESTADUAL – Magus Klostermann – Secretário Executivo

CEDUP – Oscar Antonio do Amaral Maia

SAS- Marcus Faust

UNIVILLE- Ivone Manske

25 DE JULHO – Valério Schiochet

BANCADA DOS TRABALHADORES:

SINDI METALURGICOS – Rodolfo de Ramos

SINDI SAUDE – Lorival Pisetta

SINDI MECÂNICOS – José Davi de Souza Jr.

SINDI PLÁSTICOS – Edemar de Freitas

SINDI RURAL – Nelson Holz