Mais de 3.500 trabalhadores em cooperativas participam de congresso estadual no Paraná

20/05/2015

O 16º Congresso Estadual dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas do Estado do Paraná, promovido pela Fetracoop - Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado do Paraná (filiada à UGT), reuniu mais de 3.500 participantes, dia 17 de maio, em Francisco Beltrão, sudoeste paranaense. Uma extensa programação foi acompanhada atentamente pelos trabalhadores e trabalhadoras de mais de 40 cidades que prestigiaram o evento. Os trabalhadores aprovaram, por unanimidade, a Pauta Salarial de 2015, que dentre suas reivindicações, está o pedido de reajuste de 15% nos salários em junho, além de benefícios sociais para todos os representados. O congresso mostrou a união dos seis sindicatos que representam os trabalhadores celetistas em cooperativas do estado, tendo ainda na programação palestras e debates.

Participaram da organização desse congresso os sindicatos: SINTRACOOSUL - Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas da Região Sul do Paraná; SINTRASCOOM - Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais de Medianeira e Região; SITRACOOSP - Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais do Sudoeste do Paraná; SINTRASCOOP - Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas de Cascavel e Região; SINDICRED - Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná; e o SECOOMED - Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Médicas do Estado do Paraná (todas as entidades filiadas à UGT).

Na abertura do congresso, o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi destacou a união dos sindicatos na construção de uma pauta de reivindicações abrangente para todo o estado, e falou, em especial, da solidariedade brasileira aos trabalhadores de outros países que elegem o Brasil como alternativa de vida. “Temos aqui trabalhadores e trabalhadoras do Haiti, imigrantes que recebemos de braços abertos, para dividirmos nossos anseios e lutas na conquista de condições mais dignas de trabalho. Sabemos das dificuldades desses companheiros e companheiras, por isso podem contar com o apoio dos sindicatos de trabalhadores em cooperativas e com a UGT-PARANÁ”. Rossi criticou ainda as MP´s 664 e 665, do governo federal e que irão penalizar ainda mais os trabalhadores brasileiros. “ Infelizmente, mais uma vez fomos enganados pela presidente Dilma (PT), que durante sua campanha pela reeleição prometera aos trabalhadores que não tiraria benefícios trabalhistas e sociais, mas agora o que estamos vendo é um verdadeiro assalto aos direitos duramente conquistados ao longo de décadas de lutas do movimento sindical”.

O presidente da Fetracoop, Clair Spanhol reafirmou as bandeiras de luta da federação e dos sindicatos filiados em defesa dos trabalhadores: “A Fetracoop e seus sindicatos filiados, representam em nosso estado mais de 70.000 mil trabalhadores que possuem registro em carteira de trabalho (celetistas) e não temos compromisso nenhum com os patrões pois honramos nossas origens trabalhistas. Engana-se quem acha que em algum momento vamos nos curvar aos interesses patronais. Além disso, o Brasil necessita urgente da reforma tributária e fiscal, pois mais uma vez os trabalhadores estão pagando a conta da incompetência do governo federal”, disse Spanhol.

Por sua vez o presidente do SITRACOOP, sindicato anfitrião do congresso, José Altair Constantino, lembrou um pouco da história da Fetracoop e dos sindicatos filiados na construção dessa união trabalhista: “Estamos em nosso 16º Congresso Estadual, com a participação de milhares de trabalhadores e trabalhadoras de mais de 40 cidades paranaenses. Isso mostra que caminhamos no rumo correto, com a participação de toda categoria na tomada de importantes decisões para os trabalhadores em cooperativas do Paraná”.

Representando o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários do Paraná e Santa Catarina e membro da executiva nacional da UGT, Alvacir Miguel Balthazar, falou do crescimento da UGT no estado, sendo a maior central sindical paranaense e da importância de encontros como esse, dos trabalhadores em cooperativas: “É nesses encontros e congressos onde podemos trocar experiências e conhecer as tantas realidades desse vasto estado. Aproveitem todo esse dia para conversarem com seus companheiros e companheiras de outras cidades. O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah parabeniza a organização desse congresso e agradece a Fetracoop e sindicatos filiados por acreditarem no projeto da UGT na construção de um sindicalismo cidadão, ético e inovador”.

Dentre as autoridades políticas na abertura do evento, o deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC), elogiou a organização dos trabalhadores cooperativistas. “Não tinha noção da imensa organização que são os trabalhadores celetistas nas cooperativas. Saio daqui com a convicção de que os trabalhadores estão muito bem representados por estas entidades sindicais”.

ORGANIZAÇÃO TRABALHISTA- No período da tarde os presidentes dos sindicatos organizadores do congresso apresentaram a nomenclatura que passa a ser oficial para todos os trabalhadores e trabalhadoras em cooperativas do estado do Paraná: cooperários. “Dessa forma são abrangidos na Convenção Coletiva e Acordos de Trabalho todos os trabalhadores, aplicando os mesmos reajustes salariais e benefícios sociais. Esse é um grande avanço e uma grande conquista para todos, destacou o presidente da Fetracoop, Clair Spanhol.

Fonte: UGT Paraná

Categorizado em: UGT - Paraná,