UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Comerciário trabalha mais e ganha menos que demais trabalhadores


20/05/2015

Na noite desta quarta-feira (20 de maio), quatro centrais sindicais se reuniram para refletir e, assim, propor medidas que melhorem a qualidade de vida e de trabalho da categoria comerciária.  Esse 1º Encontro Nacional do Fórum Unificado dos Comerciários das Centrais Sindicais acontece no Hotel Dan Inn Planalto, no centro de São Paulo.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da União Geral dos Trabalhadores e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, disse que a classe comerciária está entre as principais propulsoras da economia brasileira. E que, portanto, esse encontro deve atender às necessidades dos comerciários como, por exemplo, atacar a informalidade e a rotatividade que só desvalorizam o trabalhador.

 

Na primeira mesa, Airton Santos e José Silvestre, ambos do Dieese, falaram sobre os temas “A importância do setor do comércio na economia” e a “Rotatividade no setor”, respectivamente. Ele apresentaram estudos realizados que provam que a jornada de trabalho do comerciário é maior que a de outras categorias e que os salários não acompanham essa realidade. Ou seja, além de ganhar menos, o comerciário costuma trabalhar mais que os demais trabalhadores.

 

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Wagner Moura; o secretário-geral da Força Sindical (FS), João Carlos Gonçalves – Juruna; e o vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nivaldo Santana também defenderam a importância do evento para o fortalecimento dos comerciários.

O Fórum segue seus trabalhos nessa quinta-feira, tratando dos seguintes temas:

 

- Desigualdade e movimento sindical;

- Saúde e segurança do comerciário;

- Organização Sindical;

- Negociação Coletiva.

 

Sobre o Fórum

 

A Coordenação Nacional do Fórum Unificado dos Comerciários, representados pelas Centrais Sindicais: Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Central Única dos Trabalhadores – CUT, Força Sindical – FS e a União Geral dos Trabalhadores – UGT manifestam, numa estratégia unitária, a importância e essência da luta reivindicatória de um conjunto de questões que tratam da ampliação dos direitos e mecanismos de proteção aos trabalhadores (as) no mercado de trabalho.

 

Considerando a unidade nacional e internacional do capital, em especial através de grandes redes do comércio, as expansões internas no país de redes de departamentos e supermercadistas, se torna essencial a consolidação da unidade da classe trabalhadora na luta, reivindicando e negociando, calcada na mobilização dos trabalhadores (as) e das entidades sindicais.

 

Neste contexto, o Fórum Unificado dos Comerciários foi criado para resgatar o valor social do trabalho comerciário e sua centralidade na promoção de condições de vida digna.

 

Por Giselle Corrêa, da imprensa da UGT

 


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.