UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Fesmepar realiza o 4º Encontro de Mulheres do Paraná


18/05/2017

O 4º Encontro de Mulheres, realizado pela Fesmepar – Federação dos Servidores Públicos do Paraná (entidade filiada à UGT0, dias 11 e 12 de maio, em Colombo (PR), recebeu representantes dos diversos municípios paranaenses. Esse  encontro,  realizado anualmente, faz parte da luta da Fesmepar em busca da valorização e reconhecimento da mulher trabalhadora.

Nos dois dias foram apresentadas diversas palestras, dentre elas os rumos da Previdência Social no Brasil e a questão da violência contra as mulheres.   Ao final do encontro as participantes produziram a “Carta das Mulheres do Paraná”, pontuando posicionamentos e apontando reivindicações das mulheres paranaenses. Essa carta será encaminha aos órgãos de defesa das mulheres no estado e deputados estaduais.

Ao abrir o encontro, o presidente da Fesmepar, Luiz Carlos Silva de Oliveira, falou sobre as  lutas das mulheres: “é inegável a busca diária das mulheres brasileiras. Hoje, infelizmente, o trabalhadora brasileira  sofre ataques contra direitos conquistados com muita luta e esforço, e mais uma vez as mulheres sofrerão com cortes ainda mais prejudiciais, como é o caso da reforma da previdência. Evidencio aqui a causa abraçada pela Fesmepar junto às mulheres brasileiras, pois estamos juntos na busca pelo reconhecimento do valor da mulher na sociedade”.

Luiz Carlos ainda destacou que a reforma trabalhista ataca diretamente o movimento sindical e enfraquece a representatividade dos sindicatos. “O projeto despreza o papel do sindicato na negociação coletiva, é uma tentativa de desmontar a estrutura sindical brasileira, o que o governo chama de modernização das relações de trabalho retira direitos dos trabalhadores e diminui os custos de grandes empresas. Quem são os trabalhadores”.

O presidente da UGT-Paraná, Paulo Rossi, parabenizou a Fesmepar pela realização anual do Encontro de Mulheres e frisou:  “as mulheres não podem deixar de lutar contra a retirada dos direitos básicos já garantidos na Constituição Federal. O trabalhador  brasileiro de todas as classes precisa se unir fortemente nesse momento de incertezas em que o país vive”.

Representando a Federação das Mulheres do Paraná Alzimara Bacelar, parabenizou a Fesmepar pela iniciativa de realizar um evento que visa a valorização da mulher e  ressaltou que as mulheres paranaenses são fortes e lutadoras, frisando a participação das mulheres nos movimentos sociais. “A Federação das Mulheres representa todas as mulheres de garra que buscam no dia a dia a visibilidade que merecem. Estamos juntas na luta contra os ataques a dignidade da mulher trabalhadora e vamos seguir firmes neste propósito”.

Ao final do encontro o diretor da Fesmepar, Fernando Hubner fez uma emocionante homenagem às mulheres que lutam no dia a dia enfrentando os desafios de mãe, esposa, trabalhadora e tantas outras atribuições. Para personificar essas mulheres, Hubner destacou a diretora de Finanças da Fesmepar, Sônia Maria Marchi. A diretora foi  homenageada pela sua luta frente às adversidades enfrentadas junto às lutas sindicais. “Sônia representa as mulheres trabalhadoras, que buscam o melhor para sua família e para o seu trabalho; luta todos os dias incansavelmente em busca de valorização e dignificação das mulheres, assim são as mães, pensam primeiro nos anseios dos filhos e depois em si mesmas”, disse Fernando.

mulheres2017_02.jpg
Luiz Carlos Silva de Oliveira destacou as ações da Fesmepar em defesa dos trabalhadores paranaenses

mulheres2017_03.jpg
Sônia Marchi foi homenageada por representar as lutas das mulheres no Paraná

mulheres2017_04.jpg
A assessora do Instituto de Altos Estudos da UGT, Helen Silvestre Fernandes ministrou palestra sobre os rumos da Previdência Social no Brasil, gerando grande debate e discussão do tema


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.