Incerteza política reduz venda de veículos em julho, diz Fenabrave

02/08/2017

As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil caíram 5,2% em julho sobre junho, mas avançaram 1,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, afirmou nesta terça (1º) a Fenabrave (associação dos revendedores).

Os licenciamentos do mês passado somaram 184.838 unidades, o equivalente a 8.801 emplacamentos por dia útil, acima da média para o ano de 8.137, indicando que as vendas do setor estão em linha com expectativas da indústria de melhoria gradual a partir de meados deste ano.

O presidente Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, afirmou que a queda nas vendas na comparação com junho já era esperada por fatores que incluem "as incertezas do atual cenário político". A entidade representativa das concessionárias mantém "expectativas positivas" para o segundo semestre com base em "maior oferta de crédito e melhora dos índices de confiança".

A Fenabrave espera alta de 4,3% nas vendas de carros e comerciais leves em 2017, para 2,07 milhões de unidades. De janeiro a julho, o segmento teve licenciamentos de 1,17 milhão de unidades, alta anual de 3,95%.

Já para caminhões e ônibus, a expectativa da entidade é de queda de 10,2% nas vendas neste ano.

Fonte: Folha de SP