Uni Global promove seminário para debater O Futuro do Mundo do Trabalho

13/09/2017

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, na manhã desta quinta-feira (13), em São Paulo, da abertura do segundo dia do seminário O Futuro do Mundo do Trabalho.

O evento, promovido pela Global Union (UNI) reúne representantes de diversos países da Europa, América do Norte e do Sul para debater o mercado de trabalho a partir do avanço tecnológico, da era da digitalização e da inteligência artificial.   “A inteligência artificial é uma realidade e que está tirando o emprego de muitas pessoas, diante disso encontros como esse são fundamentais, pois desenvolvem tarefas para apontar caminhos”, explicou Patah.

O líder ugetista ressaltou que atualmente no Brasil, grandes redes de supermercados estão tentando implantar auto-caixas, em que não necessitam da mão de obra humana. “Nós do Sindicato dos Comerciários estamos buscando um a sanção deu um decreto de lei que impede a implantação desses auto-caixas pois a isso causará milhares de desempregos”, disse Ricardo.

Patah lembrou da luta dos sindicatos de frentistas e da UGT para impedir que a automação das bombas de combustível fossem implementadas no Brasil, o que fatalmente causaria desemprego.   Diante de um quadro em que milhares de postos de trabalho estão sendo extintos, poucos estão sendo criados e cada vez mais a tecnologia está substituindo a mão de obra humana, os participantes do encontro estão debatendo formas de enfrentar esse enorme desafio.

Categorizado em: Geral,