UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Publicitário que criou Leão do Imposto de Renda morre aos 74


08/11/2017

O publicitário Neil Ferreira, criador do Leão, símbolo do Imposto de Renda, morreu nesta terça (7), de câncer, aos 74 anos. Um dos redatores de publicidade mais respeitados e admirados de sua geração, Ferreira formou com José Zaragoza, o Z da DPZ, morto em maio, uma das duplas mais premiadas do país.

 

Além da campanha para a Receita Federal nos anos 1980, é de sua autoria o Baixinho da Kaiser e o comercial "Vandalismo" (conhecido como "A morte do orelhão"), premiado com Leão de Bronze em Cannes em 1980.

 

Caseiro, adorava cuidar do jardim e dos cachorros em seu sítio em Cotia e vivia longe dos badalos habituais da publicidade. "Neil não tinha a visibilidade nem o charme do Washington Olivetto, mas é um dos talentos que fizeram a gente amar a DPZ. Foi por causa de caras como ele que entrei para a propaganda", diz o publicitário Nizan Guanaes, do Grupo ABC.

 

Nascido em Cerqueira César (SP), começou a carreira como office-boy nos Diários Associados. Teve uma breve passagem como redator de jornal e colaborou com alguns veículos, como a Folha. Aos 21, virou trainee na Standard Propaganda, onde conheceu Roberto Duailibi e Julio Cosi Jr. Passou por CIN, Almap, Norton e P.A Nascimento, antes de entrar na DPZ, onde trabalhou por quase 20 anos, entre os anos 1970 e 1990.

 

Deixou de lado a carreira temporariamente algumas vezes. Em uma delas, foi chamado de volta a DPZ por Zaragoza por meio de um anúncio publicado em um jornal que dizia: "Neil, queridinho, volte pra casa. Tudo está perdoado. Z".

 

No início dos anos 2000, abandonou definitivamente a rotina de agência e virou freelancer, passando a trabalhar de casa. Há cinco anos, recebeu o Prêmio Jeca Tatu, concedido pela Alap (Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade) e que homenageia criativos que valorizam a cultura e as raízes brasileiras. Adorava tanto Monteiro Lobato que batizou seu filho com o prenome do escritor, José Bento.

 

O velório do publicitário, no Albert Einstein, vai até as 12h desta quarta (8). O corpo será cremado no Horto da Paz, em Itapecerica da Serra. Ferreira deixa mulher e dois filhos. 

 

Fonte: Folha de SP

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.