UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Secretária Nacional da Mulher da UGT e presidente do Sincomerciários-RP participa de Jornada Continental pela Democracia e contra o Neoliberalismo


17/11/2017

A secretária nacional da mulher da União Geral dos Trabalhadores, (UGT) e presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ribeirão Preto, (Sincomerciários RP), Regina Pessoti Zagretti, participa de Jornada Continental por Democracia e contra o Neoliberalismo, em Montevidéu no Uruguai entre os dias 14 e 24 de novembro, promovido pela Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA) e Comitê Continental de Mulheres Trabalhadoras (CMTA),  do qual é vice-presidente.  

 

O evento acontece  10 anos depois de os movimentos sociais terem derrotado a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas). “A não implementação da ALCA somente foi possível por meio das mobilizações dos movimentos sociais, que a partir de um plebiscito, alertou que os brasileiros não aceitavam um comércio com intuito claramente neoliberal, que penalizava os povos latino-americanos e que apenas beneficiava os empresários”, disse Regina.  Mais de 10 mil representantes das Américas participam da Jornada. 

 

O objetivo é discutir sobre a luta pela democracia, a soberania, a integração dos povos e a resistência ao livre comércio e às transnacionais. Além disso, as mulheres terão efetiva participação ao avaliar e dar segmento ao plano de trabalho da CMTA e atualizar o processo para a adoção de uma nova norma internacional da OIT que contribuirá para regulamentar a problemática de violência que vivem as mulheres no ambiente de trabalho, nas ruas e em casa.  “Pretendemos apresentar um documento para propor ações alternativas para construirmos uma sociedade justa e igualitária, combater a desigualdade de gênero no mercado de trabalho que se sustenta pelas formas patriarcal e capitalista de organização”, disse Regina que completa: existe hoje um grande número de mulheres chefes de família, mas que devido a problemas sociais ainda recebem menos do que os homens”. 

 

A jornada continental é um processo de trabalho e articulação dos movimentos populares mais importantes nas Américas, que coloca especial ênfase na necessidade de mobilizações com abordagens políticas articuladas que geram unidade entre os diferentes setores a fim de combater o neoliberalismo e lutar pela democracia. “ Participamos desse Encontro em um momento delicado que vive o Brasil, onde temos mais de 12 milhões de desempregados, e acaba de entrar em vigor a lei n. 13467 (Reforma Trabalhista) uma reforma feita para beneficiar patrões e tirar direitos da população,  e nós representantes dos trabalhadores lutamos ainda hoje para que o governo não corte mais direitos fazendo a Reforma da Previdência”, afirmou Regina. 

 

A união entre Sindicato e trabalhador hoje mais do que nunca se mostra de suma importância para o enfrentamento para que os direitos trabalhistas sejam respeitados, “procure o Sindicato denuncie todo e qualquer tipo de assédio, tire suas dúvidas  trabalhistas, somos nós os trabalhadores que movimentamos a economia e não os patrões”, Juntos Somos Fortes, concluiu.  

 

Ontem, 16 de novembro aconteceu uma caminhada em prol da democracia e dos direitos sociais nas principais vias de Montevidéu, até o Obelisco monumento histórico da cidade que homenageia os participantes da Assembleia Geral Constituinte e Legislativa do Estado, que sancionou a primeira Constituição do Uruguai no ano de 1830.  A passeata contou com a participação de milhares de pessoas. 

 

  

 

 


Categorizado em: Geral,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.