Virada Feminina 2018 – Foi dada a largada

23/01/2018

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou da primeira reunião oficial da II Virada Feminina de São Paulo, que acontecerá dia 27 de maio, na Assembleia Legislativa da capital. A reunião aconteceu nessa segunda-feira(22).

Trata-se de um movimento que visa a uma mobilização nacional e internacional para fortalecimento e conexão de iniciativas de empoderamento feminino.

Tanto a UGT quanto o Sindicato dos Comerciários de São Paulo apoiaram a primeira edição do evento, em maio de 2017, realizada sob a organização da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado e da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (LIBRA), e participarão novamente este ano.

Por meio de grupos de trabalho coordenados por representantes de governos, sociedade civil, ONGs, movimentos sociais, OAB, lideranças femininas da política, empresárias, professoras, artistas, entre outras, são realizados debates, oficinas e palestras sobre os principais desafios da humanidade sob uma ótica feminina.

Em 2018, serão abordados os temas: Educação política e cidadã; Empreendedorismo, trabalho e geração de renda; Enfrentamento à violência contra a mulher; Saúde, bem-estar e beleza; Gênero e etnia; Gerações e cultura; 50 Mais; e Sustentabilidade.

Todos eles são embasados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no número 5: igualdade de gênero. “Por isso, a Jornada 2030, iniciativa da UGT que promove esses ODS e mobiliza entidades sindicais e lideranças para sua implementação no Brasil, não poderia ficar de fora. O pilar dos ODS é não deixar ninguém para trás. E é isso que faz a Virada. São muitas pessoas envolvidas, com o único objetivo de empoderar a mulher”, disse Cristina Palmieri, membro do Comitê de Sustentabilidade e da Jornada 2030 da UGT, uma das organizadoras e palestrante do evento.

A Secretaria da Mulher do Sindicato dos Comerciários, liderada por Isabel Kauz, pretende oferecer transporte para mulheres que moram longe poderem participar da Virada. Além disso, haverá parcerias com o movimento para o Mulher comVida 2018, a ser realizado em março.

"Por meio da união, da disseminação da informação e da noção de empoderamento, vamos, cada vez mais, alcançar a justiça social", disse Marta Lívia Suplicy, presidente da LIBRA, durante a reunião.

.

Categorizado em: Geral,