12 de março dia do BIBLIOTECÁRIO!

12/03/2021

O SinBiesp e seu corpo diretivo se solidarizam com os familiares que estão perdendo seus entes-queridos de forma catastrófica, sem poder ter a despedida que lhe é de direito, por conta dessa pandemia. Tempos que ficarão marcados na história.

Com toda essa ebulição que coloca o mundo num turbilhão de conectividades, tendo como cerne principal, a internet, o que mais nos marca, diga-se de passagem, nós bibliotecários, cientistas da informação?

Para nós bibliotecários, cientistas da informação, estamos mesmo, por mais que a tecnologia esteja à frente de tudo, realmente conectados como nunca estivemos antes e se desdobrado para atender a demanda a qual têm-se multiplicado no tocante, por buscas de materiais e recursos virtuais.

Infelizmente vivenciamos momentos que se oportunizam do agravamento e que se torna real aquela velha história de que no momento de crise, contenção de gastos, corta-se o ensino, o livro, a biblioteca, o bibliotecário. Assistimos esta situação abusiva em plena pandemia, o corte de vários bibliotecários de instituições como SESI que cortaram centenas de companheiros e sem contar as universidades privadas que se valeram por muitos anos do prouni e outros projetos que as alavancaram de situações até mesmo de fechamento, e agora como pretexto da pandemia, cortam funcionários e os deixam sem perspectivas e lançados à própria sorte.

As contenções de gastos, pelas empresas, naturalmente, com as novas demandas de trabalho denominada home-office, principalmente nas áreas educacionais, jurídica, aliás, entre tantos ramos de atividades que empregam nossos conhecimentos, o profissional passou a atuar em casa e as aulas, no caso das instituições educacionais, passaram a ser de forma remota, ou seja, cada qual em suas residências.

Na área da educação superior, setor que mais empregam bibliotecários, neste novo cenário de trabalho, home Office, as IES – Instituições de Ensino Superior, perceberam que seria possível que um mesmo professor poderia lecionar de forma online para várias turmas ao mesmo tempo e sem o ônus de gastos com luz, água, e infraestrutura necessária para o estudo presencial, o que nesse bojo, algumas estruturas físicas não precisariam estar funcionando como o caso das bibliotecas e seus comandantes.

Ou seja, o que se temia, passou a acontecer. Desligamento de profissionais das bibliotecas.

Contudo, outras instituições, os mantiveram, pois sabem da importância desses na manutenção do acervo e a disseminação da informação, não só do material físico, bem como o online que foi onde o bibliotecário também passou a atuar intensamente de forma remota, apresentando os recursos informacionais que estão disponíveis virtualmente.

Lives passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas e como utilizar os recursos informacionais remotamente, em conexão com vários repositórios e as dificuldades para o entendimento da pesquisa. É neste momento que entra em cena a maestria desse profissional da informação que é o bibliotecário que passou, também, a atuar concomitantemente com o corpo docente dentro desse novo perfil de utente da informação.

Desta forma, este novo cenário de mutações de trabalho não muda os fatos legais da empregabilidade, o SinBiesp – Sindicato dos Bibliotecários e profissionais da informação, continua na defesa da categoria, em todos os sentidos sociais. A forma de trabalho, seja celetista, autônomo, microempreendedor, é o SinBiesp que dá o respaldo legal para que a nossa categoria não fique sem orientação e principalmente no prejuízo. A falta de investimentos em politicas públicas nas áreas educacionais e culturais, dos governos neoliberais estão trazendo consequências gravíssimas para nossa profissão, sobretudo para a sociedade de modo geral.

Hoje doze de março de 2021, data que ficará nos nossos anais da história, marcando este inicio de século, como o mais devastador por uma inesperada pandemia e no Brasil por uma politica social inexistente em que pesa sobre os ombros de uma população o ônus do sofrimento e do desamparo.

PARABÉNS BIBLIOTECÁRIO, PELO SEU HEROÍSMO EM SER UM PROFISSIONAL CRIATIVO E SOLIDÁRIO EM TODOS OS MOMENTOS!!!

Diretoria do SinBiesp

Vera Stefanov