Sindicato de Araçatuba repudia exclusão dos comerciários do ponto facultativo em Guararapes

04/06/2021

Ponto facultativo desta quinta e sexta vale para todas as atividades, exceto para trabalhadores no comércio

O Sindicato dos Comerciários de Araçatuba e Região repudia a decisão da administração municipal de Guararapes que, ao contrário de muitas cidades, não antecipou o feriado de Corpus Christi, mas decretou ponto facultativo nesta quinta (3) e sexta-feira (4) para todas as atividades profissionais, exceto para os trabalhadores do comércio.

Tanto a antecipação do feriado de Corpus Christi para a quinta-feira que antecedeu o domingo de Páscoa, como o “fim de semana prolongado” de 3 a 6 de junho, têm como argumento o isolamento social como medida protetiva ao novo Coronavírus. O presidente do sindicato, José Carlos dos Santos, questiona a decisão da administração municipal de Guararapes, já que os trabalhadores do comércio, além de merecerem o mesmo descanso estão entre os mais expostos à Covid-19.

Veja a íntegra de uma nota de repúdio assinada pelo sindicalista comerciário:

“O Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba e Região (Sincomerciários) repudia a decisão das administrações municipais de Guararapes-SP e cidades vizinhas que decretaram ponto facultativo no Corpus Christi e no dia seguinte para todas as atividades profissionais, exceto para o comércio varejista da cidade localizada em nossa área de atuação.”

“Lamentamos este comportamento, pois a administração municipal e parcela da comunidade gozam do merecido descanso e de proteção contra o Coronavírus, enquanto os trabalhadores do comércio são excluídos dos mesmos direitos. Por entendermos que os critérios adotados pelas administrações municipais foram injustos e injustificáveis, registramos publicamente nosso repúdio.”