Após pressão dos trabalhadores, FAS garante que vacinação será organizada

07/06/2021

Comunicado aconteceu durante o CMAS, FAS garantiu que nomes já foram enviados à saúde

Em reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) que aconteceu na última terça-feira (1), a pressão do funcionalismo fez com que representantes da Fundação de Ação Social (FAS) se comprometessem a juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizar o calendário de vacinação dos trabalhadores da FAS.

Em comunicado, o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, garantiu que os dados dos trabalhadores dos CREAS, CRAS e núcleos regionais já foram enviados para a saúde. Além disso, garantiu que os terceirizados e trabalhadores afastados por comorbidades também serão vacinados em breve. E, caso algum servidor dos grupos que já foram vacinados tenha perdido a vacinação por algum motivo, este estará contemplado nos nomes enviados à SMS.

Há algumas semanas os trabalhadores começaram a ser vacinados na surdina com o que sobrava das vacinas do dia. Após assembleia realizada pelos trabalhadores da FAS, a pressão do Sindicato em conjunto com os trabalhadores para que a Prefeitura realizasse a vacinação da assistência social se intensificou, com isso, os profissionais da assistência social terão um calendário próprio.

Enquanto serviço essencial, os trabalhadores da FAS deveriam ter sido vacinados o quanto antes. Infelizmente, mesmo com o aumento crescente da pobreza, quem trabalha diretamente com a população em situação de vulnerabilidade social também é invisibilizado pelos governos.

Nacionalmente, os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nem entraram no Plano de Vacinação. E em Curitiba, Greca resolveu seguir a política genocida de Bolsonaro e retirou estes trabalhadores do lugar que ocupavam ainda no início da vacinação.

Por isso, a garantia da vacinação dos servidores e terceirizados da FAS é uma grande conquista. Indignados, os trabalhadores da assistência social não aceitaram o descaso da gestão Greca calados e publicizaram sua luta garantindo a vacinação para todos.

Seguimos acompanhando a situação do calendário de vacinação da FAS e fortalecendo a luta para que todos os servidores públicos e profissionais terceirizados que atuam na linha de frente da assistência social sejam vacinados.

Imprensa Sismuc