Por vacinação, sindicatos anunciam paralisação da limpeza urbana de São Paulo nesta terça

08/06/2021

Os sindicalistas denunciam que não obtiveram respostas das autoridades paulistas sobre a vacinação dos trabalhadores da limpeza urbana, que atuam durante a pandemia em um setor altamente exposto à Covid-19

O SIEMACO, sindicato que representa os trabalhadores da limpeza urbana em São Paulo, e o STERIIISP, que representa os motoristas do setor, anunciaram, nesta segunda-feira, 7, greve em protesto diante da não vacinação das categorias, que estão sendo altamente expostas à Covid-19, num momento em que aumenta a pandemia.

Segundo nota, assinada pelos presidentes dos dois sindicatos, André Santos Filho e José Alves do Couto Filho, as duas categorias “irão realizar um protesto sanitário pelos serviços de coleta de lixo e varrição de ruas da cidade de São Paulo, na manhã desta terça-feira, dia 08 de junho, em várias garagens e alojamentos, e posteriormente em frente da Prefeitura Municipal de São Paulo”.

“A medida enérgica é a única forma encontrada para chamar a atenção e ter o apoio da população e das autoridades, visto que, por diversas vezes, o SIEMACO São Paulo e o STERIIISP tentaram o caminho do diálogo com todos os órgãos responsáveis, buscando a vacinação imediata das categorias”, diz a nota.

Os sindicalistas denunciam que não obtiveram respostas das autoridades paulistas, “uma demonstração de descaso total com esses trabalhadores e trabalhadoras que tanto fazem pela nossa cidade e pelos paulistanos”.

Ainda, o documento ressalta que o risco de contágio na área de limpeza urbana é alto, “visto a forma de trabalho exercida por esses profissionais, seja na varrição das ruas, dentro dos caminhões de coleta, no recolhimento de grande quantidade de lixo infectado e outros postos de trabalho que, consequentemente, os deixam expostos diretamente ao vírus”.

Por isso, ressalta que “é justo que as categorias que estão entre as que mais se expõem, em nome da saúde de todos os paulistanos, sejam colocadas imediatamente na vacinação contra a COVID-19”.

Fonte: Brasil 247