Assembleia da educação debate eleição de diretores no dia 17 de junho

10/06/2021

Faça sua inscrição para participar da assembleia virtual, que será realizada a partir das 18h, pelo plataforma Zoom

O SISMUC e o SISMMAC convocam todos os trabalhadores da educação para assembleia geral que será realizada napróxima quinta-feira (17),a partir das 18h,pela plataforma Zoom. A principal pauta da assembleia é definir uma posição do conjunto da categoria sobre o projeto de lei apresentado pelos vereadores Tico Kuzma (Pros) e Pier Petruzziello (PTB) que propõe retomar a dobradinha para a eleição de diretores e vice-diretores das escolas municipais.

É preciso fazer uma breve inscrição em http://bit.ly/Assemblei4. Lembre-se de fazê-la com antecedência, pois a conferência é feita manualmente e, se você deixar para a última hora, pode perder o início da atividade! Converse com os seus colegas, a participação de todos nessa assembleia é muito importante!

O projeto de que lei que retoma a dobradinha está em análise na Comissão de Educação e deve passar ainda pela Comissão de Serviço Público antes de seguir para votação no plenário da Câmara Municipal.

O fim da dobradinha foi uma mudança amplamente debatida com os trabalhadores da educação antes da mudança da lei em 2014 e tinha como objetivo fortalecer a gestão democrática ao garantir mais alternância entre quem assume a equipe diretiva das unidades escolares.

A lei 14.528/2014, que atualmente regulamenta o processo de eleição, permite apenas uma reeleição consecutiva, independente do cargo que o professor ocupe na direção da escola. O fim da dobradinha teria efeito prático pela primeira vez nas eleições de 2020, dois mandatos após a mudança na lei, mas as eleições foram adiadas e os mandatos prorrogados devido à pandemia de Covid-19.

Sabemos que esse é um tema polêmico, especialmente por causa das diferentes realidades vividasnas unidades escolares a cada ano. É por isso que a discussão precisa ser feita da forma mais coletiva possível, em uma assembleia em que seja possível consolidar um posicionamento da categoria para orientar a Câmara de Vereadores nessa votação! Participe e ajuda a convidar os colegas!

Crie uma conta no Zoom para participar da assembleia

Para facilitar o acesso e a participação no dia da Assembleia, os servidores devem baixar no celular o aplicativo Zoom Cloud Meetings, na loja de aplicativos. Em seguida, abra o aplicativo instalado no seu aparelho, clique em “registrar” e sigas os passos indicados para criar uma conta.

Se for usar o computador, acesse o link https://zoom.us/pt-pt/freesignup.html e efetue o seu cadastro.

Mas, atenção: lembre-se de fazer a inscrição para participar da reunião com o mesmo e-mail cadastrado no aplicativo.

No dia para reunião, você receberá um link com as informações de acesso por e-mail.