UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Limpeza Urbana aprova pauta da campanha salarial; SIEMACO-SP agora vai negociar com o sindicato patronal


02/08/2021

Os diretores e assessores do SIEMACO São Paulo percorreram as bases e realizaram, entre os dias 19 e 29 de julho, assembleias gerais com as categorias representadas pelo sindicato (coleta e varrição) para definir a pauta de reivindicações da Campanha Salarial da Limpeza Urbana 2021/22.

Os sindicalistas visitaram todas as garagens e alojamentos, nos diversos turnos, para ouvir os trabalhadores e trabalhadoras, que ajudaram a montar a pauta que será discutida com o SELUR (sindicato patronal que representa as empresas de Limpeza Urbana).

Milhares de trabalhadores foram ouvidos para consolidar as reivindicações. “A união da categoria, por meio da adesão de todos os trabalhadores da Limpeza Urbana na discussão, de forma democrática, faz com que a nossa pauta chegue ao setor patronal com força. Todas as conquistas até hoje vieram dessa união entre o sindicato e a categoria. Isso faz com que a gente tenha muita força para reivindicar direitos e seguir avançando. Parabenizo toda a equipe, todos os diretores e assessores por esse trabalho, feito com muita garra, durante todo o mês, nas garagens e alojamentos", disse o presidente do SIEMACO São Paulo, André dos Santos Filho.

O próximo passo da direção do SIEMACO-SP é iniciar a rodada de negociações com o SELUR, com a participação (virtual, em função da pandemia) de representantes das categorias, para que os itens colocados na pauta aprovada sejam avaliados. 


 Confira abaixo a pauta de reivindicações aprovada pela categoria:

 

1. CORREÇÃO SALARIAL

Aplicação do índice da inflação (ICV ou INPC, o que for mais benéfico), ocorrida no período de 12 (doze) meses anteriores à data base (setembro/20 a agosto/21) nos salários percebidos em 31 de agosto de 2021, a partir de 1º de setembro de 2021, a título de correção salarial.

2. AUMENTO REAL DE SALÁRIO

Sobre os salários já corrigidos em conformidade com o item 1, será aplicado o percentual equivalente a inflação (ICV ou INPC, o que for mais benéfico) + 50%.

3. REAJUSTE NO VALOR DOS BENEFÍCIOS

Os benefícios serão reajustados conforme itens 1 e 2 desta pauta de reivindicação.

4. DATA PARA PAGAMENTO DE SALÁRIOS

O pagamento dos salários deverá ser efetuado até o dia 30 (trinta) do mês.

5. EXPEDIENTE FINAL DE ANO (incluir texto na CCT)

 

As empresas estabelecerão horários flexíveis para as jornadas de trabalho nos dias 25/12 (natal) e 01/01 (ano novo).

6. BENEFÍCIOS DURANTE LICENÇA MÉDICA

Concessão de tíquete refeição e vale alimentação nos primeiros 12 (doze) meses de licença médica.

7. BENEFÍCIOS SOCIAIS EM CASO DE MORTE OU INCAPACIDADE PERMANENTE PARA O TRABALHO – REAJUSTE

Reajuste nos benefícios em caso de morte ou incapacidade permanente para o trabalho, nas seguintes condições:

a) Seguro de vida – o valor passará para o equivalente a 12 (doze) salários do agente ambiental para as demais funções e 12 (doze) salários base funcional para o empregado operacional;

b) Item 1.1 Adiantamento parcial – o valor passará para o equivalente a 2 (dois) salários do agente ambiental;

c) Item 2 Auxílio funeral – passará para o equivalente ao valor do salário nominal do agente ambiental;

8. DIA DO TRABALHADOR DA LIMPEZA URBANA

Será garantido a todos os empregados operacionais, o pagamento de 60% (sessenta por cento) de acréscimo sobre a hora normal, independentemente do cumprimento da jornada de trabalho.

9. INSALUBRIDADE: AJUDANTE DE EQUIPE DE SERVIÇOS DIVERSOS, MANUTENÇÃO E SOLDADORES

Todos os empregados contratados para executar as funções de AJUDANTE DE EQUIPE DE SERVIÇOS DIVERSOS, os que atuam no setor de MANUTENÇÃO, e os que executam as funções de SOLDADORES, receberão a título de adicional de insalubridade o percentual de 20% (vinte por cento) do salário mínimo federal, pago mensalmente.

10. AFASTAMENTO POR ACIDENTE DE TRABALHO – REEMBOLSO MEDICAÇÃO

Reembolso ao trabalhador referente aos valores gastos com a medicação durante o período em que o mesmo estará afastado por acidente de trabalho.

11. CAMPANHA PARA VACINAÇÃO H1N1 e COVID-19

As empresas se empenharão em garantir a vacinação dos trabalhadores.

12. INSERIR CLÁUSULA SOBRE ASSÉDIO MORAL

 

As partes Convenentes declaram seu repúdio a quaisquer das formas de assédio moral, porventura ocorridos na relação de emprego. Seja perpetrado por prepostos da empresa, seja pelo emprego.

13. AJUDA DE CUSTOS AOS FISCAIS

Ajuda de custo aos fiscais que utilizam moto, para subsídio de combustível e manutenção.

 

14. MANUTENÇÃO DAS DEMAIS CLÁUSULAS DA NORMA COLETIVA ANTERIOR.

 

Mensagens dos diretores do SIEMACO-SP

"Eu tenho muito orgulho de ser coletor. Comecei na Loga, onde tenho grandes amigos, e sei da importância da nossa categoria. Por isso, fiz questão de dialogar em todas as garagens, ouvindo meus companheiros e minhas companheiras. Nosso trabalho dá resultado, pois ele é feito todo o ano, não só na época da campanha salarial. Saímo de mais essa discussão de pauta de reivindicações ainda mais fortes!", disse Elmo Nicácio, o Lagoa. 

 

"Visto que estamos próximos da nossa data base (1° de setembro), fizemos assembleias em todos os alojamentos e garagens, a fim de discutir a pauta com os trabalhadores, para que eles possam participar do processo ativamente, desde a elaboração da pauta de reivindicações até a negociação no sindicato patronal, com o objetivo de deixar o processo transparente e que a categoria possa de fato estar integrada", disse Daniela Sousa. 

 

"Os trabalhadores da empresa Sustentare participaram em massa das assembleias e aprovaram a pauta de reivindicação. Agora eles esperam poder acompanhar as negociações, já que este ano será atípico (de forma virtual) isso por conta da pandemia", disse Fabio Cruz.

 

"Todos os anos o sindicato faz as assembleias e chamam os trabalhadores para participar das reivindicações. Eles não pararam as atividades (durante a pandemia), e principalmente por isso as empresas têm que reconhecer o esforço e comprometimento, tanto da coleta de lixo (doméstico, hospitalar e reciclável) quanto da varrição, trabalhando sob sol e chuva, dia e noite. Isso precisa ser reconhecido", disse Wagner Antonelli.

 

“O SIEMACO-SP é composto por trabalhadores (as) da categoria. Nossos trabalhadores são convidados a participarem de todo o processo da campanha salarial. Iniciamos a construção da pré-pauta, levamos para aprovação dos demais trabalhadores do (as) e somente depois encaminhamos ao sindicato patronal. Esse trabalho em conjunto nos traz a segurança e tranquilidade de uma excelente negociação, porque todos acreditam que juntos e organizados manteremos nossas conquistas e avançaremos para um reajuste justo!”, disse Silvana Souza.

 

"É muito bom sentir a energia e a vontade de participar do trabalhador, do reconhecimento do nosso trabalho, e da parceria para continuarmos na luta. Sempre conquistando, fiscalizando e mantendo os direitos da nossa categoria", disse Maria Aparecida.

 




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.