UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Trabalhadores do audiovisual brasileiro iniciam campanha pelo fim das jornadas abusivas


23/11/2021

Edital publicado sexta (19) convoca assembleia para dar início à campanha #JORNADAJUSTA, que reúne os três principais Sindicatos do setor audiovisual


Entidades do setor audiovisual iniciam sexta (19/11) os preparativos da campanha #JORNADAJUSTA, para exigir limites máximos de horas de trabalho em sets de filmagem. O primeiro ato da campanha foi a publicação de edital, convocando para assembleia a se realizar em 1º de dezembro. Será a primeira assembleia nacional do audiovisual, organizada pelos três principais Sindicatos do setor audiovisual: Sindcine, que é filiado à UGT, Stic e Sintracine, com apoio da APTC-RS. 

 

A assembleia visa deliberar as reivindicações da categoria, pré-realização de campanha nacional para que as jornadas tenham limite máximo de horas, com direito a descansos semanais. Outra questão é a remuneração adequada do trabalho extra.


Profissionais que trabalham em sets de filmagem têm enfrentado jornadas de 14, 16, 20 horas, às vezes por semanas seguidas, sem os descansos necessários. Essa sobrecarga é resultado do aumento de produções audiovisuais, especialmente séries e longas-metragens para streaming. 


As jornadas abusivas arruínam a saúde física e mental dos técnicos, prejudicam o convívio com suas famílias e elevam o risco de acidentes, dentro e fora dos estúdios. Os trabalhadores demandam que as produtoras propiciem condições de trabalho mais justas e humanas. 


As propostas que serão levadas a votação em assembleia pedem:

● Limite para jornadas, em filmagens de publicidade, longas-metragens e séries;

● Descansos semanais regulares;

● Pagamento de adicionais para filmagens noturnas, feriados e finais de semana;

● Pagamento de horas extras para toda a equipe.


Mundial - A reivindicação por condições de trabalho mais humanas no audiovisual é mundial. Recentemente o sindicato norte-americano IATSE convocou greve, que foi cancelada, pois houve acordo com estúdios e produtoras.


A presidente do Sindcine, Sonia Santana, explica a complexidade da produção: “Filmagens exigem uma grande estrutura, de cenário e equipamentos, caríssima, cada hora custa uma fortuna”.  Segundo a dirigente, “isso faz com que a produtora queira realizar a filmagem o mais rápido possível, sem dar descanso à equipe”. Esse modo de trabalhar se agravou com o aumento das produções de séries e longas.


Participação - Acompanhe as redes sociais e sites dos sindicatos para acessar o link da assembleia e as instruções para participação, que serão publicados com antecedência.


#JORNADAJUSTA para os técnicos e técnicas do audiovisual brasileiro!


Sindcine - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual dos Estados de SP, RS, MT, MS, GO, TO e DF.

Stic - Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual (base territorial abrange Estados do Norte, Nordeste e Sudeste, ES, MG e RJ)

Sintracine - Sindicato dos Trabalhadores do Cinema e do Audiovisual de Santa Catarina

APTC-RS - Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul


SINDCINE

Site - www.sindcine.com.br

Facebook - https://www.facebook.com/Sindcine

Instagram - https://www.instagram.com/sindcine/




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.