Aprovação da Pauta de Reivindicações rumo à Campanha Salarial 21/22

28/12/2021

Nos meses de outubro e novembro a diretoria do Sintratel esteve presente em diversas empresas da categoria buscando apresentar, debater e aprovar as cláusulas da Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 21/22.

Na ocasião, foram realizadas assembleias com trabalhadores e trabalhadoras das empresas, onde discutiram, além das cláusulas sociais e econômicas, a situação conjuntural que o país atravessa.

Debate de grande importância, principalmente num momento de estagflação (um combo de estagnação e inflação), que faz deste, um mo- mento nada otimista, com preços dos alimentos, energia, combustíveis, dentre outros, sofrendo aumentos constantes, mas com os salários em deterioração, o que nos faz perder o poder de compra e amargar a alta de preços constantes.

Num cenário onde a inflação já atinge dois dígitos, podendo ultrapassar os 11%, amargamos

14 milhões de desempregados em todo país e a economia informal segue em crescente, assim a reposição da inflação nos nossos salários é o mínimo para assegurar nosso poder de compra.

Fruto de uma política desastrosa adotada pela equipe econômica e chancelada pelo Governo Federal, que resgatou os tempos áureos de re- marcações de preços constantes, e o que comprá- vamos com R$100,00 ontem, já não compramos hoje. Vide os combustíveis e o gás de cozinha, que faz diferença considerável nas vidas dos que trabalham, de seus familiares e entes queridos.

Foi diante dessa situação conjuntural que contamos com a participação efetiva dos trabalhadores, que debateram temas como: a reposição da inflação nos salários x manutenção de empregos, a robotização do setor, a desoneração da folha, o trabalho no modelo Home Office e demais temas que permeiam a organização do trabalho nas operações dos call centers, e assim,

as propostas foram aclamadas para a definição da Pauta de Reivindicações da Campanha Sala- rial 21/22 dos trabalhadores em Telemarketing, que já está em curso.

Veja as principais cláusulas que compõem a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 21/22:

• Pela reposição da inflação nos nossos salários (INPC);
  • Pelo reajuste da Participação nos Lucros e Re- sultados (PLR);
  • Pela ampliação dos pagamentos do VR/VA; Pela regulamentação do Home Office;
  • Pelo reajuste do Auxílio Creche; Pela estabilidade das mães gestantes;
  • Pelo reajuste do Auxílio Saúde; Dentre outras cláusulas.