A ação coletiva gera poder sindical, diz sindicalista do Quênia

08/07/2022

Quando os sindicatos entram em greve, participam de negociações, acordos coletivos, diálogo social e seguridade social, e também fazem campanha pelos direitos dos trabalhadores e locais de trabalho livres de assédio e violência de gênero, eles criam ações coletivas que constroem o poder sindical. É aí que reside a força do sindicato, diz Rose Omamo, secretária geral do Sindicato Amalgamado dos Metalúrgicos do Quênia (AUKMW, sigla em inglês).

Segundo Irmã Rose (apelido carinhoso que usam para identificá-la), outra característica valiosa de um sindicalista, que a direção sindical deve sempre ter em mente, é a fidelidade permanente à causa do grupo. Isso significa que um dirigente sindical deve garantir que o sindicato preste serviços, ouvindo seus membros, representando-os adequadamente em disputas trabalhistas e lutando por salários dignos.

Mas para um sindicalista agir com segurança para defender os direitos dos trabalhadores, ele deve se fazer ouvir e ser capaz de falar sobre as lutas dos trabalhadores com a máxima clareza, compromisso e paixão.

“Demorei muitos anos para me fazer ouvir. No entanto, agora que me faço ouvir, aproveito esta oportunidade para promover os direitos das mulheres trabalhadoras, exigindo condições de trabalho dignas e defendendo a ratificação da Convenção 190 para eliminar a violência e o assédio no mundo do trabalho. Por exemplo, devemos usar o poder de nossa força sindical para denunciar e envergonhar os culpados de assédio e violência de gênero, confrontando-os e fazendo-os pagar por seus crimes”, disse a sindicalista.

A Irmã Rose apareceu em várias plataformas de mídia e fóruns para defender a igualdade e equidade de gênero, bem como treinar defensores da igualdade de gênero como uma estratégia para combater a VBG no local de trabalho. Também organizou campanhas contra a violência doméstica, que aumentaram durante as restrições do Covid-19.

Em um workshop sobre VBG na África Subsaariana em abril em Joanesburgo, África do Sul, Irmã Rose disse que uma de suas qualidades pessoais únicas é cantar e dançar depois de alcançar uma vitória sindical. Ela destaca que isso faz parte do repertório para celebrar os triunfos dos trabalhadores e trabalhadoras. Ao lado de outras ativistas, ela dançou quando a Convenção 190 e a Recomendação 206 foram aprovadas na Conferência Internacional do Trabalho em Genebra, na Suíça, em 2019. Ela diz que comemorar as vitórias sindicais é uma alegria, principalmente porque vem após negociações difíceis que demandam muito tempo e esforço. Na maioria dos casos, isso terá sido contra empregadores que não estão dispostos a aceitar as demandas da força de trabalho.

Irmã Rose é membro do comitê da COTU, o Sindicato Central do Quênia, que é uma confederação de sindicatos no Quênia, e é co-presidente da região da África Subsaariana da IndustriALL. Foi também recentemente nomeada para outro cargo de liderança, desta vez como membro do conselho de administração do Fundo Nacional de Segurança Social do Quénia (NSSF), que gere um fundo de pensões nacional com responsabilidades nas áreas dos seguros de saúde, saúde e segurança no trabalho e proteção social. Ela será uma das duas representantes dos trabalhadores que fazem parte do conselho de acordo com a legislação nacional e diz que sua vasta experiência no campo sindical a ajudará a cumprir suas responsabilidades.

“Como sindicatos, trabalharemos para proteger o NSSF, em solidariedade com outros parceiros sociais, incluindo o Ministério do Trabalho e os empregadores. Vamos garantir que haja investimento para fazer crescer o fundo, e vamos fazer a fiscalização para que o dinheiro dos trabalhadores esteja seguro e seja investido de acordo com o regulamento do fundo. Mais uma vez, a experiência que ganhei trabalhando com outras organizações para proteger os interesses de homens e mulheres trabalhadores será útil porque o conselho representa os interesses coletivos de todas as principais partes interessadas”, assegura Rose.

A aprendizagem ao longo da vida é uma característica integral do movimento trabalhista, e este é o caminho que a Irmã Rose percorreu nos últimos 30 anos. Sua jornada sindical começou como representante de loja em uma montadora de automóveis em Mombaça, antes de assumir seu cargo atual como secretária geral em 2016, sendo reeleita na conferência de cinco anos em 2021. Sua experiência sindical mostra que o comércio O movimento sindical é uma oportunidade de aprendizado dos trabalhadores devido às várias habilidades que os sindicalistas adquirem ao longo dos anos: desde a organização dos trabalhadores no local de trabalho, até a negociação com empregadores e governos nas câmaras municipais, até a campanha em favor dos trabalhadores e dos direitos humanos em todo o mundo.

Por fim, a Irmã Rose sugere que os sindicatos estudem formas de colaborar com os trabalhadores do setor informal e, para isso, o AUKMW assinou um acordo com a Associação Jua Kali de Mecânicos Rodoviários e Artesãos Informais. Ela vê isso como um dos primeiros passos na organização do setor informal. “Jua Kali” significa sol quente em suaíli e é o termo frequentemente usado para descrever os trabalhadores do setor informal. Eles trabalham sob o sol escaldante, expostos às intempéries, mas a sindicalização pode alterar suas condições de trabalho.

Fonte e Foto: IndustriALL