UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

FECEP recebe a visita de diretores do CDHIC e do Solidary Center


28/07/2022

Representando a Presidencia da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) e a Secretaria de Relações do Trabalho da União Geral dos Trabalhadores (UGT-PR), Léo Fornazza recebeu na manhã desta quarta-feira, 27 de julho a visita de diretores e representantes do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) e da Organização Internacional de Direitos dos Trabalhadores Solidarity Center.

A reunião teve como principal pauta a apresentação do “Projeto Sindicando”, que tem como objetivo construir uma grande rede de sindicatos em apoio a cidadania e aos direitos trabalhistas para os imigrantes. A rede é formada por meio de reuniões com entidades de oito cidades do Brasil: Manaus, Recife, Belo Horizonte, Chapecó, São Paulo, Rio de Janeiro, Dourados e Curitiba. O desenvolvimento do projeto conta com oficinas de capacitação, que servem para estimular a participação dos imigrantes nos sindicatos e fortalecer o trabalho sindical na busca de melhores acordos coletivos de trabalho. A ideia é que os sindicalistas se empenhem em representar, organizar e negociar em prol dos trabalhadores nas suas respectivas categorias e bases territoriais de atuação.

Na ocasião, os presentes também puderam dialogar sobre os detalhes para a realização da Oficina de Cidadania e Direitos trabalhistas para imigrantes e refugiados, que possivelmente acontecerá entre os dias 26 e 27 de agosto do ano corrente na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Paraná (FETRACONSPAR) e terá como principal objetivo proporcionar a capacitação social e trabalhista dos imigrantes, promovendo a aproximação entre os trabalhadores e os sindicatos, mostrando o quão relevante é o trabalho das entidades sindicais na luta pela garantia dos direitos trabalhistas.

O encontro também contou com a presença do Diretor Tesoureiro da FECEP Paulo Roberto Morais; da Presidente do Sindicato dos Profissionais da Beleza e Estética do Paraná Cleusa Mariano; da Assessora Jurídica da Associação dos Venezuelanos de Foz do Iguaçu Dra. Priscila Dutra e do Diretor de Políticas Públicas do Solidarity Center Gustavo Garcia. Representando o CDHIC participaram a Diretora Executiva Thais La Rosa e o Assessor de Diretoria Josenildo Melo, que apresentou o “Projeto Sindicando”, onde explanou sobre o objetivo de contribuir para a integração entre as populações de trabalhadores imigrantes e os sindicatos representantes das categorias, por meio de atendimentos como assessoria jurídica, assistência psicológica, auxílio na regularização migratória, realização de atividades de visibilidade e valorização cultural. “Pelo fato de desconhecerem as leis trabalhistas brasileiras, muitos imigrantes se tornam facilmente suscetíveis a situações de trabalho precárias, que chegam muitas vezes a serem análogas à mão de obra escrava, por isso o projeto tem como essência justamente aproximar o trabalhador do sindicato e o sindicato do trabalhador”, explicou Josenildo.

Gustavo Garcia do Solidarity Center carrega na bagagem a experiência de ter atuado por 11 anos à frente do Setor de Políticas Públicas da UGT, onde foi responsável em promover inúmeros debates que até hoje permanecem inspirando o desenvolvimento sustentável do país, sempre com diretrizes pautadas no estrito cumprimento das legislações trabalhistas. Gustavo explicou que o Brasil vem sentindo uma intensa crescente no número de pessoas vindas de países como Haiti, Angola, Cuba, Senegal, Uruguai, Paraguai  e Venezuela e que no Paraná o cenário não é diferente: o Centro de Informação para Migrantes e Refugiados, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, registrou no ano de 2021 mais de 1.890 atendimentos, quase o triplo do que o registrado no ano de 2018, com 663 atendimentos. “De 2017 pra cá o Brasil vem percebendo um boom no acolhimento a novos imigrantes, que são inseridos em sua maioria em três principais setores do mercado de trabalho: indústria, construção civil e restaurantes. E no Paraná notamos um número grande de imigrantes já instalados e trabalhando, por isso é de suma importância dar continuidade ao acolhimento dessas pessoas e ao desenvolvimento de práticas que estimulem a prevenção de assédios no ambiente de trabalho; a extinção do preconceito e do racismo; a inserção de imigrantes com deficiência no mercado e a defesa dos direitos para a construção de uma história de vida com qualidade dentro do Brasil”, destacou.

Conheça o CDHIC - É uma organização da sociedade civil que tem como objetivo promover, organizar, realizar e articular ações que visem à construção de uma política migratória que respeite os Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais dos imigrantes e suas famílias no Brasil. Atua por meio de ações diretas na assessoria para a regularização migratória, bem como através de atividades de formação política e informativas visando a sustentabilidade dos empreendimentos dos imigrantes e a garantia de condições dignas de trabalho a todos. A figura humana, a pessoa do imigrante, seu protagonismo e sua cidadania é sempre o eixo de nossas ações.

Conheça o Solidarity Center - É a maior organização internacional de direitos dos trabalhadores sediada nos Estados Unidos que ajuda-os a alcançar locais de trabalho seguros e saudáveis, salários que sustentem a família, dignidade no trabalho, democracia generalizada e maior equidade no trabalho e na comunidade, combatem a discriminação, a exploração e os sistemas que entrincheiram a pobreza – para alcançar a prosperidade compartilhada na economia global.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.