UGT organiza oficina de planejamento dos ODS na Assembleia Legislativa de São Paulo

26/08/2016

No dia 22 de agosto, a UGT e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo realizaram, junto ao Movimento Nacional ODS - Nós Podemos São Paulo, uma oficina de planejamento estadual em prol dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Estado de São Paulo.

A reunião ocorreu na Assembleia Legislativa de São Paulo, que também está engajada na discussão dos 17 ODS. Aprovados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, estes englobam 169 metas a serem alcançadas  pelos países-membro até 2030, entre as quais a erradicação da pobreza e da fome, a promoção da prosperidade e o bem-estar de todos, proteção do meio ambiente e enfrentamento das mudanças climáticas.

"Disponibilizaremos toda nossa estrutura de pessoal e física para que esse programa vá adiante", afirmou o presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez.

Na ocasião, Capez disponibilizou uma sala para os membros signatários do Movimento Estadual ODS-SP e marcou para 21 de setembro a assinatura do Termo de Adesão para que possam ser continuados os trabalhos pela resolução dos ODS.

A iniciativa conta com a participação de representantes das esferas estadual, municipais, sindicais e civil. Entre os parceiros presentes na Oficina, estavam dra. Dalva Christofoletti, presidente do CEAME (Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas) e representante da Associação Paulista dos Municípios e da ONU Mulher; dra. Albertina Takiuti, coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres; Ana Paula Fava, coordenadora do programa ODS no Governo do Estado de São Paulo; Marta Lívia Suplicy, presidente da LIBRA (Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil); Diva Paz, representante do Movimento Nacional ODS - Nós Podemos Brasil; e Joseane Lucio, representante do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, também instituição âncora do movimento estadual.

“Esta é uma agenda ambiciosa, que incentiva ações integradas, sendo relevante para o governo, para as empresas e para a sociedade”, disse Cristina Palmieri, do Comitê de Sustentabilidade da UGT e secretaria executiva do movimento.

Gustavo Pádua, representante da Juventude da UGT na “Jornada 2030 – 17 Objetivos para Mudar o Mundo”, salientou que “esta iniciativa reforçará o protagonismo do movimento sindical em promover ações concretas e efetivas para o alcance das metas pretendidas pelo Brasil e pelas Nações Unidas”.