UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Eleição do Conjuve: UGT pode representar os jovens do Brasil


13/12/2010

13/12/2010

Na próxima quarta-feira, 15 de dezembro, acontecerá a eleição para o Conselho Nacional de Juventude, o Conjuve. O órgão tem uma importância estratégica na atuação das políticas públicas da juventude para mobilizar todas as metas e conquistas para a atuação do jovem na política brasileira. E entre os candidatos que concorrem à presidência está João Marcos Vidal, da Secretaria da Juventude da União Geral dos Trabalhadores (UGT), que tem como meta a atuação participativa do jovem para o crescimento econômico do país.

Criado em 2005, o Conjuve é responsável por grandes conquistas, entre elas, a aprovação da PEC da Juventude. Esta foi uma vitória conjunta, com mobilização pela internet. Outra vitória foi o decreto de convocação para a 2a Conferência Nacional da Juventude, marcada para o segundo semestre de 2011", assinala João Vidal. A 1a Conferência Nacional da Juventude aconteceu em 2008 e mobilizou 400 mil jovens, que tinham como objetivo ter seus direitos atendidos nas ações políticas. E quanto à autonomia e estabilidade política da juventude? "Essa Conferência que vai dizer", projeta Vidal.

Sete conselheiros se inscreveram para concorrer à presidência do Conjuve. A eleição é interna - apenas os conselheiros votam - e o voto é aberto. A escolha acontecerá durante a reunião, em Brasília (DF). A presidência é rotativa, um ano é eleito um membro do governo e em outro é da sociedade civil. Para ser eleito, o novo presidente deve ter 50% mais um dos votos válidos. Caso não haja vencedor haverá segundo turno entre as duas candidaturas mais votadas.

Para representar o Conjuve são necessários valores como a busca da unidade, a pro-atividade, o compromisso, a dedicação, a transparência e respeito com as questões da juventude. Se eleito, Vidal tem como compromisso incluir os mais de 50 milhões de jovens brasileiros na agenda de desenvolvimento do país. "O jovem no Brasil pertence à agenda de políticas sociais, ainda não o incluíram como parte ativa da estratégia de desenvolvimento", salienta.

Além de João Marcos Vidal, da UGT
concorrem Ângela Guimarães, da União de Negros pela Igualdade (Unegro)
Gabriel Alves, do Centro de Cultura Popular (CPC)
Gabriel Medina, do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis (Fonajuves Josbertini Virginio, da Empreendedores de Sonhos
Luciana Martinelli, da Aacati - Agência de Mobilização Social
e Samoury Mugabe, da Articulação Política de Juventudes Negras (APJN).

Mariana Veltri, da redação da UGT"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.