UGT do Rio Grande do Sul, concorda com a cobrança diferenciada da Previdência do Estado

11/05/2011

10/05/2011
Entre as propostas entregues pelo governo do Estado à base aliada na Assembleia Legislativa (AL) e ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS) - Conselhão - dos quatro projetos que buscam a sustentabilidade financeira do Rio Grande do Sul, a mais polêmica é a que altera a Previdência Social. Para os atuais servidores, o projeto prevê a manutenção da alíquota de 11% até o teto do INSS (R$ 3.689,00) e a partir deste teto - ou o que for maior do que este valor - incidirá uma alíquota 16,5%.
Paulo Barck, presidente do SINECARGA e da UGT-RS, considera justa a cobrança diferenciada que cobra mais de salários maiores e protege os menores vencimentos, que são a maioria. Quanto à Inspeção Veicular, o sindicalista lembra que a media está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e sua regulamentação já é tardia. Barck defende que a taxa seja cobrada anualmente, junto com o IPVA, nos primeiros meses do ano. O presidente dos Rodoviários da Carga Seca também disse ser a favor da correspondência entre a taxa cobrada com o valor do veículo, ao invés da taxa única estipulada no projeto.