UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

ARTIGOS

Luiz Carlos Motta
Deputado federal (PR/SP), em exercício. Presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários) e presidente licenciado da UGT-SP.


O Brasil precisa valorizar seus professores


15/10/2021

O dia do Professor, comemorado no Brasil no dia 15 de outubro, está relacionado a uma lei decretada por D. Pedro I e publicada neste dia em 1827, com o objetivo de homenagear esse profissional importante para o desenvolvimento da nação. A lei disciplinou o Ensino Elementar  e é considerada por educadores como um passo muito importante para a educação do Brasil, porque tratou dos objetos de estudo dos alunos, definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), e até estipulou o salário dos professores. Mais de um século depois, a data foi oficializada como feriado escolar, por meio de um decreto publicado em 1963 pelo Presidente João Goulart.Quando falamos de professores, estamos nos referindo  aos profissionais que participam da formação de uma pessoa, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio,  no Ensino Superior e, por extensão nos cursos profissionalizantes.

No Brasil, segundo o site Brasil Escola, para tornar-se professor, é preciso ter curso superior em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e em uma área relacionada com o ensino. Pode ser pedagogia ou qualquer curso na modalidade de licenciatura, no qual se apreenda os principais conceitos didáticos pedagógicos e se tenha as primeiras experiências em sala de aula.

Desafios – É uma longa caminhada até a entrada numa sala de aula para transmitir os conhecimentos e interagir com os alunos. Mas, infelizmente em nosso país os professores enfrentam uma série de desafios: baixos salários, precárias condições de trabalho, excesso de horas trabalhadas, salas superlotadas e indisciplina dos alunos. Esse triste cenário se reflete nos vestibulares e nas universidades onde as vagas relacionadas à licenciatura e pedagogia são as que despertam pouco interesse dos candidatos.

Vivemos um paradoxo. A sociedade em geral, reconhece que o papel do professor é crucial para o desenvolvimento humano. Há claros  exemplos como o do Japão  e da Coréia do Sul, que investindo em educação tornaram-se potências mundiais. Mas do ponto de vista de governos, pouco se faz para reverter esse preocupante quadro, agravado agora com a pandemia que afastou professores e alunos das escolas, com evidentes prejuízos no futuro para a formação das próximas gerações.Exemplos – Creio que além de governos, instituições como fundações, entidades de classe e a iniciativa privada em geral, têm um importante papel a desenvolver para corrigir as distorções na área da educação, em todos os níveis. No âmbito da Fecomerciários, que representa 2 milhões e 700 mil comerciários em todo o Estado de São Paulo, temos trabalhado fortemente neste sentido.

Continuamos desenvolvendo importantes parcerias para atender alunos em todas as faixas de idades, do ensino fundamental ao superior, além de facilitar o acesso a um grande número de cursos profissionalizantes presenciais e à distância. E em todos os projetos, fazemos questão de contar com professores altamente especializados, com o objetivo de formar alunos igualmente especializados.

Nossa homenagem ao Dia do Professor e que não demore a voltar o tempo em que alunos e familiares respeitavam esse profissional a quem chamavam merecidamente de mestre!!!




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.