UGT Press

UGT Press 141: PIB 2010

15/12/2009

QUANTO O BRASIL VAI CRESCER EM 2010? Ao se aproximar o final do ano, começam as apostas sobre o provável crescimento econômico brasileiro. Nem sempre há otimismo. No entanto, as previsões são excelentes. Já há quem diga que o Brasil poderá crescer mais de 6%, um recorde. O maior crescimento brasileiro das últimas três décadas foi de 7,49% em 1986, no boom" do Plano Cruzado. Neste momento de chutes (o crescimento depende de uma série de variáveis), por enquanto, o maior deles é o do Banco Credit Suisse: 6,5%. A partir de 5%, o crescimento do Produto Interno Bruto influenciará até mesmo as eleições presidenciais.

BRASIL X CHINA: as previsões sobre o crescimento da China estão próximas de 10% em 2010. A previsão principal, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, é de um crescimento de 9,1%. Enquanto o Brasil mantém o seu câmbio flutuante e valorizado, a China, em que pesem as previsões de crescimento, já anunciou que não valorizará o Yuan, moeda chinesa. Essa decisão implica em maiores importações brasileiras da China e isso se reflete no movimento das tradings chinesas: elas estão abrindo escritórios, contratando gente e apostando no crescimento do mercado de importação do Brasil.

PARAGUAI X CHINA: enquanto nossos sacoleiros ainda buscam mercadorias no Paraguai, revendendo-as de norte a sul, nota-se a nova tendência. O mercado chinês se abre para o pequeno importador brasileiro. Não são mais as grandes empresas que estão buscando produtos chineses. Segundo Frederico Clementi, dono da trading Globaliza, "a China se popularizou. Antes, vinham clientes grandes, com mais capital. Agora, vem todo mundo. Tem gente que vem comprar US$ 4 mil a US$ 5 mil de mercadoria" (Estadão - 09/12). Todas as tradings chinesas especializadas em exportação estão otimistas e esperam aumentar as vendas entre 20% e 30% para o Brasil. A causa desse novo "boom" de vendas para o Brasil está na valorização do real, hoje, a menos de R$ 1,80 por dólar.

BRASIL EM HONDURAS: segundo o escritor americano Andrés Oppeneheimer, "Brasil, Estados Unidos e Organização dos Estados Americanos merecem cada qual uma medalha de ouro pelo seu péssimo manejo das eleições presidenciais de Honduras". Afirmou ainda, em artigo para o Estadão (06/12), que Lula foi hipócrita em rejeitar a eleição de Honduras e reconhecer a do Irã. Argumento idêntico ao utilizado pelo presidente Arias, da Costa Rica. Esses analistas ocasionais vão mais longe e lembram que o Brasil tem como tradição diplomática condenar as sanções contra Cuba e, curiosamente, defende agora sanções contra Honduras. Os brasileiros não entendem bem o papel do Brasil em Honduras, embora a esquerda mundial e, principalmente os sindicalistas, tenham valorizado amplamente a ocupação da Embaixada Brasileira pelo presidente deposto Manuel Zelaya. Os analistas internacionais notam incoerências na posição brasileira."