UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT Press 143: O caos aéreo continua


21/12/2009

A INFRAERO SÓ INFORMA: no domingo (20), houve 9,3% de atrasos nos voos comerciais previstos. Dos 1.446 voos domésticos, 134 saíram com atraso. Foram cancelados 48 voos (3,3%). Todos os fins de semana prolongados e época de festas o brasileiro assiste ao mesmo drama e escuta as mesmas histórias de passageiros prejudicados em seus interesses. Estes são apenas números estatísticos, tanto para a Infraero como para a Anac. O desespero do usuário de aviões é solenemente ignorado pelas autoridades.

A ANAC SÓ INFORMA: a Agência de Aviação Civil (Anac) informou que o índice de atrasos em novembro foi de 13% e, vejam só, comemorou dizendo que o índice caiu em relação a outubro. É verdade. Sabe quanto caiu? Ridículos 0,8%, menos de 1%. Agora fique sabendo que a Anac só considera atrasados os voos com demora acima de 30 minutos. Só no Brasil!

A TAM É CAMPEÃ DE ATRASOS: a TAM teve um índice de atrasos de 15,3%, seguida pela Webjet (11,4%), Gol/Varig (9,7%), Ocean Air (9,1%) e Azul (5,5%). Os índices menores das demais companhias fez a média sitiuar-se em 13%, mas a TAM ultrapassou 15%. Como é a empresa com mais voos domésticos, em números absolutos e de passageiros, ela é campeã em todos os quesitos que se referem a atrasos. A TAM Mercosur é também uma das empresas que mais atrasam voos para o exterior, campeoníssima com um índice que chega a 45%.

PROJETO DE LEI EM TRAMITAÇÃO: foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado o projeto de lei que prevê responsabilidades para as empresas aéreas e formas de compensação por atrasos, cancelamento ou interrupções de voos e prática de overbooking. Depois, a matéria segue para tramitação na Câmara dos Deputados, tudo no rito interminável, moroso e irritante do Parlamento brasileiro.

SILÊNCIO: chegam a ser constrangedores os silêncios das autoridades brasileiras em relação ao caos no transporte aéreo. Seria de se esperar medidas mais eficientes do ministro Nelson Jobim e da diretora-presidente da Anac, Solange Paiva Vieira.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.