UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT Press 166: Democracia em crise e Legislativos caros


24/03/2010

DEMOCRACIA EM CRISE: a pergunta que não quer calar: Votar resolve os seus problemas?" Cada vez mais pessoas no mundo acreditam que não. O voto é a essência da democracia. A liberdade de escolher está entre os mais sagrados fundamentos da democracia. No entanto, há uma sensação de impotência e inutilidade diante do voto e das escolhas possíveis. Os partidos políticos estão entre as instituições mais desacreditadas e os parlamentos, nascidos da disputa entre correntes políticas (partidos), figuram também entre as instituições desprestigiadas, conforme atestam as pesquisas. A última pesquisa sobre o assunto feita pelo Datafolha, mostra que só 14% aprovam o desempenho do Congresso Nacional Brasileiro.

O MAU EXEMPLO DA CHINA: o forte crescimento econômico da China, construído sob bases autoritárias, é um péssimo exemplo para o mundo. O especialista em relações internacionais da BBC de Londres, Humphrey Hawksley, em entrevista à Folha de São Paulo (14/02), afirmou: "em países com instituições frágeis --- Legislativo, Judiciário e Ministério Público ---, a democracia é um risco em si. Governos altamente corruptos manipulam o sistema em favor de interesses próprios, como no Congo". Ele deu um exemplo africano por conveniência. Você pode substituir o Congo por outro país, inclusive pelo seu.

LEGISLATIVOS CAROS E INÚTEIS: existe em parte da população a percepção de que os nossos legislativos são caros e inúteis. Os escândalos do Senado Federal, tendo à frente o seu presidente, José Sarney, mostraram uma instituição podre, cheia de vícios e com 10 mil funcionários, uma grande parte com salários estratosféricos. Já no Distrito Federal, onde estourou um dos últimos escândalos de nossa República, o custo de cada deputado distrital está orçado em 14 milhões por ano, ou seja, um deputado custa mais de um milhão de reais ao mês (e ainda há corrupção). Em outra conta, feita pelos repórteres Felipe Bachtold e Silvia Freire, da Agência Folha, cada habitante paga R$ 128,80 para manter um deputado distrital. Em Rondônia, este custo sobe para R$ 258,93.

ECONOMIA ECOLÓGICA: o mundo fala muito em empregos verdes ou investimentos verdes. Apesar da propaganda do etanol brasileiro, suas vantagens e vanguardismo, um estudo sério mostra que tanto Estados Unidos quanto a China estão muito à frente dos demais países e investem bilhões de dólares em tecnologia. O Brasil, dizem, se acomodou com uma matriz energética mais limpa. O professor Ricardo Abramovay, do Núcleo de Economia Socioambiental da Universidade de São Paulo, afirmou: "talvez esse conforto esteja trazendo uma reação de certa forma comodista, diferentemente dos países premidos por urgência de mudança energética, que estão fazendo esforços para diversificar suas fontes de energia e mudar padrões produtivos e de consumo" (Folha de São Paulo, 28/02). Segundo analistas, mesmo a liderança brasileira em etanol encontra-se em risco."




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.