UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT Press 169: O dinheiro do Pré - sal


09/04/2010

O DINHEIRO DO PRÉ-SAL: chega a ser surrealista a briga pelo dinheiro do pré-sal. O produto não saiu das profundezas e nem gerou ainda um único centavo de royalties, mas os governos estaduais protagonizaram um espetáculo digno das repúblicas bananeiras.UGTpress não entrará nos detalhes e méritos da divisão dos futuros tributos. Num país em que os governos tem prioridades no mínimo duvidosas, chega a ser esdrúxula a discussão sobre quem fica com o dinheiro. Vai ser mal gasto de qualquer jeito. Contudo, os estados produtores tem maiores direitos. As UGTs estaduais se comportaram bem diante do desafio.

PRÉ-SAL, OUTRO DADO: na interminável discussão sobre a divisão dos royalties, em nenhum momento se aventou a hipótese dos ganhos colaterais, uma imensa rede de negócios, empregos e tributos indiretos advindos somente do fato de haver ali aquela riqueza. Quem chega ao Rio de Janeiro ou ao Espírito Santo, de cara, fica impressionado com a presença de investidores nacionais e estrangeiros que estão construindo, abrindo filiais e instalando escritórios. Os imóveis da região triplicaram de preço. A isso se dá o nome de progresso. Dados econômicos e estatísticos já mostram a tendência de maior crescimento nesses estados produtores de petróleo.

O BOM EXEMPLO DO RIO DE JANEIRO: o Estado do Rio surpreendeu o Brasil pela inovação: foi o primeiro a ter uma legislação sobre o uso excessivo de sacolas plásticas. Alguns países já estão proibindo esse tipo de embalagem. Por enquanto, a lei é tímida e obriga os estabelecimentos a oferecer embalagens alternativas aos consumidores. Calcula-se que, no Brasil, consome-se mais de 10 bilhões de sacolas plásticas anualmente. Elas constituem um problema para as administrações municipais: poluem rios e mares, entopem bueiros e sua degradação pode durar centenas de anos.

BLOQUEIO AMERICANO EM CUBA: pela primeira vez, os americanos estão considerando que o longo bloqueio econômico imposto à Ilha está sendo prejudicial aos Estados Unidos. Cuba tem hoje escritórios e representações de mais de 500 empresas estrangeiras, porém, nenhuma americana. Os ricos vizinhos do norte estão de olho nas prováveis atividades potenciais: agências de viagem, hotéis, operadoras de turismo, companhias aéreas e outras alternativas que explodiriam com uma eventual entrada dos investidores americanos.

DAMAS DE BLANCO: quando as mulheres começam a sair às ruas para protestar, o resultado esperado é a sensibilização de vastos estratos da opinião pública. É o que está acontecendo, neste momento, em Cuba. Mães, esposas e irmãs de presos políticos protestam, numa tentativa desesperada de chamar a atenção do mundo para a situação de seus filhos, maridos e irmãos, presos por delitos de opinião. Por exemplo: o cubano Pablo Pacheco foi condenado à pena de 20 anos, simplesmente porque escreveu sobre o regime de Cuba em sites estrangeiros.




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.