UGT Press

UGT Press 175: Tarifas bancárias sobem acima da inflação

03/05/2010

MARIO VARGAS LLOSA: o escritor peruano Mario Vargas Llosa é unanimidade na literatura. Seus livros são bem resenhados, vendidos e lidos. Há quem diga que ele já esteve muito próximo do Prêmio Nobel e, se um dia vier a recebê-lo não será surpresa. Mas, existe também o Mario Vargas Llosa político, que perdeu as eleições presidenciais do Peru para Alberto Fugimori, e o articulista severo, capaz de chamar muitos presidentes da região de idiotas latino-americanos". Ele escreveu um artigo devastador sobre a visita do presidente Lula a Cuba, afirmando que os dissidentes cubanos pediram com antecipação uma audiência com o presidente do Brasil, fato negado pelo governo brasileiro. "O presidente Lula sabia perfeitamente o que estava fazendo. Antes de viajar para Cuba, 50 dissidentes lhe haviam pedido uma audiência durante sua estadia em Havana para que intercedesse perante as autoridades da ilha pela libertação dos presos políticos martirizados, como Zapata. Ele se negou a ambas as coisas" (Estadão, 07-03-10).

BANCOS: o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) forneceu com exclusividade ao jornal "O Estado de São Paulo" um levantamento sobre as tarifas de serviços bancários. A manchete de reportagem diz tudo: "Tarifa de serviço bancário sobe até 33 vezes acima da inflação, diz Idec". Claro que a cobrança de tarifas e serviços bancários é uma importante fonte de renda para os bancos e serve para consolidar os bons resultados do setor. Não estranhe se, apesar da crise, os bancos continuarem apresentando altos lucros.

NAS BARBAS DA PETROBRÁS: a petroleira estatal chinesa CNOOC se associou à petroleira argentina Bridas Corporation, pagando 3,1 bilhões de dólares pelo negócio. A estratégia chinesa faz parte do objetivo de aumentar sua influência e participação nos negócios do Mercosul.

ARMÍNIO FRAGA: o ex-presidente do Banco Central do Brasil, Armínio Fraga, importante membro do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, vez ou outra dá as caras nos jornais quando concede longas e intrigantes entrevistas. Em uma de suas últimas aparições (Estadão, 14-03-10), ele cunhou a frase: "Há visão de que o Estado tudo resolve, e o risco de mexicanização do País". Com certeza, seria o pior dos mundos a existência de um Estado parecido com o México e seu onipresentre PRI (Partido Revolucionário Institucional).

COMPANHIAS AÉREAS: apesar dos péssimos serviços prestados, dos constantes atrasos e das passagens caras, as companhias aéreas brasileiras estão se recuperando em função do aumento na demanda. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o fluxo de passageiros, só no mês de fevereiro, aumentou 42%."