UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT Press 183: Congresso da CSI


11/06/2010

CONGRESSO DA CSI: o segundo congresso da Confederação Sindical Internacional (CSI) acontecerá entre os dias 21 e 25 de junho, em Vancouver (Canadá). A CSI é a maior entidade sindical mundial, com sede em Bruxelas (Bélgica), e reunirá cerca de 400 entidades nacionais, representantes de quase 200 países, totalizando aproximadamente 1.500 líderes sindicais. Três centrais brasileiras são filiadas à CSI: Central Única de Trabalhadores (CUT), Força Sindical (FS) e União Geral dos Trabalhadores (UGT). As centrais mundiais existem desde o início do século passado. A CSI é fruto da fusão das duas maiores centrais mundiais - Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres (CIOSL) e Confederação Mundial do Trabalho (CMT) -, ocorrida em 2006, em Viena, na Áustria. Cerca de 30 brasileiros estarão em Vancouver.

CAMPANHA CONTRA AS CENTRAIS DE TRABALHADORES: é comum observar na imprensa nacional, especialmente nos últimos tempos, várias matérias sobre os recursos recebidos pelas centrais de trabalhadores. Normalmente, são levantados os valores das contribuições sindicais. Os números são anunciados com grande estardalhaço. Os recursos recebidos pelas entidades patronais, muito maiores, não são objeto de iguais reportagens. Pena que parte da imprensa confunda o dever de informar com os seus interesses corporativos. Além de receber os recursos da Contribuição Sindical, as organizações patronais administram ainda os fundos do Sistema S, calculados em bilhões de reais. As organizações de trabalhadores não reclamam das reportagens, apenas gostariam que houvesse um pouco mais de equilíbrio na divulgação das matérias.

ELEIÇÕES E PESQUISAS: com a aproximação das eleições, começam a ser publicados resultados de diversas pesquisas de opinião pública. Até o momento, salvo exceções pontuais, os números mostram um empate técnico entre os dois principais candidatos, em que pese Marina Silva ser, por enquanto, a preferida da mídia brasileira. Parece que ela empacou por volta de 10% das intenções de votos. UGTpress lembra que isso também estava ocorrendo na Colômbia e, abertas as urnas, o candidato de Álvaro Uribe estava muito à frente de seu concorrente da oposição. Hoje, com a velocidade das informações, uma semana é suficiente para modificar o quadro eleitoral. Cuidado, portanto, ao acreditar cegamente em pesquisas eleitorais.

CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL: o planeta está diante do maior acontecimento midiático, para alguns países, como é o caso do Brasil. A Copa do Mundo mexe com a maioria dos cidadãos. Mesmo países que estão fora da Copa do Mundo escolhem uma seleção para torcer e, no caso, o Brasil é o preferido, sobretudo na América Latina. Países como Haiti e Panamá se vestem de verde e amarelo e torcem pelos brasileiros. O Brasil ainda não aprendeu a se beneficiar dessa propaganda praticamente gratuita para promover o país. O evento tem importância econômica e cultural e o Brasil deveria se preocupar com essas possibilidades.

SELEÇÃO NACIONAL É ASSUNTO SÉRIO: tendo em vista a transcendental importância desse esporte para a vida brasileira, a seleção nacional deveria ser assunto tratado com maior seriedade. Técnica e cientificamente. Objeto de estudos e acompanhamentos por universidades e autoridades. Contudo, como de resto em todos os assuntos da vida nacional, é um tema quase desconsiderado, objeto de exploração política, preferências regionais e até envolto em suspeita de corrupção. Até quando?




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.