UGT Press

UGT Press 186: Sistema Nacional de Portos

01/07/2010

CRESCIMENTO DO PIB: estamos anotando e divulgando várias previsões relacionadas com o crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil. O Sensor Econômico nº 1, do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), emitido no primeiro bimestre do ano, contém os seguintes números: -crescimento em termos reais do PIB, 5,2%
-taxa de inflação (IPCA), 4,7%
-taxa de juros (Selic fim de ano), 10,28%
-taxa de câmbio (fim de ano), R$ l,89
-variação do investimento em termos reais, 12,1%
-empregos novos em 2010, l,5 milhão
-exportações brasileiras, US$ 170 bilhões e -importações, US$ 155 bilhões.

UGTpress: o modestíssimo boletim econômico UGTpress, emitido pela UGT (União Geral dos Trabalhadores), tem alertado para alguns pontos de estrangulamento da economia brasileira: a) limitações de infraestrutura, b) falta de mão-de-obra especializada. No caso da infraestrutura, a imprensa brasileira registrou em meados do mês de junho, que há saturação no Porto de Santos. Em maio, o Porto bateu todos os seus recordes. Entram no Porto 14 mil caminhões por dia e há filas para descarregamento. A média de espera é de 30 horas. É o porto mais movimentado do país, responsável por 1/4 de todas as mercadorias importadas e exportadas do país.

OBRAS NECESSÁRIAS: apesar dos investimentos que estão sendo viabilizados, o Porto de Santos necessita de uma verdadeira revolução tanto em termos de obras como em termos gerenciais. A Codesp (Compahia Docas do Estado de São Paulo) informa que estão sendo aplicados 457 milhões de reais (dinheiro oriundo do PAC), só nas melhorias da via perimetral da margem direita do cais. Segundo o governo, essa obra resolverá uma aberração centenária: o cruzamento da via de trens com a de caminhões. Para o SindiSan (Sindicato das Empresas de Transporte Comercial do Litoral Paulista), outra preocupação constante é a Via Anchieta. Considerada o único corredor de caminhões, a estrada foi criada em 1949. Daquela a esta parte, os caminhões cresceram em número e em tamanho. O presidente do SindiSan, Marcelo Marques da Rocha, diz que, com a abertura do Rodoanel em São Paulo, agora os caminhões estão trancados na Baixada Santista.

SISTEMA NACIONAL DE PORTOS: o trabalho da SEP (Secretaria de Portos) e do ministro Pedro Brito é praticamente desconhecido. Ali, no entanto, se faz um grande esforço para ganhar eficiência e ele conseguiu organizar um plano para racionalizar e melhorar os portos nacionais. O Sistema Nacional de Portos foi apresentado aos oficiais da Marinha, Exército e Aeronáutica no dia 14 de junho. O Brasil só não entrou ainda em colapso porque já no governo FHC iniciou-se a prática dos portos empresariais ou especiais, fora da administração direta governamental. No atual governo, a questão dos portos mereceu atenção especial e Pedro Brito foi o encarregado dessa revolução. No caso de Santos há até necessidade de aprofundamento e alargamento do canal. Foi feito um contrato de cooperação entre a SEP e o Porto de Antuérpia, na Bélgica, de forma que sejam aplicadas medidas modernizadoras capazes de alcançar a mesma eficiência. É um trabalho silencioso, longe dos olhos dos brasileiros. Há governo também fora da imprensa nacional.