UGT Press

UGT Press 188: Fidel se rende

14/07/2010

FIDEL SE RENDE: mais de 50 presos de consciência" do regime cubano serão soltos, o que levou Guillermo Fariñas a suspender a greve de fome iniciada em 24 de fevereiro. O governo de Raul Castro vai libertar imediatamente cinco presos políticos, prometendo soltar outros 47 nos próximos quatro meses. São 167 detidos no país, pessoas que não cometeram um único crime. Quando a União Geral dos Trabalhadores (UGT/Brasil) fez um protesto em frente ao Consulado Cubano, outras frentes sindicais condenaram o gesto, defendendo a posição do governo cubano. Naquele momento, após 85 dias de greve de fome, morria Orlando Zapata Tamayo. Lula visitava o país, relativizou o fato e foi condenado pela mídia mundial. Agora, o próprio governo cubano volta atrás, justamente em função dos atritos com a Igreja Católica e a condenação da maioria das nações do globo (Espanha à frente). A Justiça, sempre, deve andar ao lado da razão. As ofensas aos Direitos Humanos em Cuba são comuns.

ELEIÇÕES: o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou os números da eleição do próximo 3 de outubro. O Brasil terá nada menos do que 134 milhões de eleitores votando em mais de 20 mil candidatos. São 9 candidatos à presidência da República, 182 candidatos a governador de Estado, 288 candidatos a senador da República, 5.869 candidatos a deputado federal e 14.491 candidatos a deputado estadual. Participam das eleições 27 partidos políticos. Com esses números, o Brasil pode ser considerado uma das maiores democracias do mundo.

CHUTE DO FMI: um novo chute sobre o crescimento do Produto Interno Bruto do Brasil foi oferecido pelo Fundo Monetário Internacional. A instituição multilateral elevou a estimativa de crescimento da economia brasileira passando-a de 5,5% para 7,1%. Também previu um crescimento lento em 2011 estimado em 4,1%. No meio das estimativas positivas (crescimento mundial de 4,6%), o alerta de que poderá haver "turbulência financeira, transtornos no mercado de financiamento e congelamento do mercado interbancário". Segundo o economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, "nuvens de tempestade estão no horizonte". Esse é o perfil de previsão do FMI e de outras instituições: uma no cravo e outra na ferradura. O otimismo comporta restrições e o pessimismo contém alternativas positivas. Assim, ninguém erra.

CHUTE DO ITAÚ: o economista Han Goldfajn, que trabalha para o Itaú-Unibanco, diz que o Brasil se não crescer no segundo semestre, atingirá 6% de crescimento do PIB, só "por causa do carregamento (um efeito estatístico)". A previsão de crescimento do Grupo Itaú para o país em 2010 é de 7,5%, um pouco acima da previsão do FMI. De acordo com Goldfajn o alerta (sempre há um) refere-se a uma pouco provável crise bancária européia. Para 2011, o chute do Itaú é de 3,5%.

CRESCIMENTO NO SÉCULO 21: com o objetivo de crescer permanentemente, uma das lógicas do universo econômico, o homem pode devastar o planeta em termos ambientais. Os estudos e as previsões são unânimes em apontar os terríveis danos e prejuízos à fauna, à flora, ao ar e à água, o que faria do século 21 os cem anos mais dramáticos para o futuro da humanidade."