UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT Press 191: Irresponsabilidade Fiscal


06/08/2010

CHINA, QUASE NO TOPO DO MUNDO: os jornais anunciaram que a China é o segundo Produto Interno Bruto do mundo. Primeiro, a notícia saiu no China Reform", divulgada pelo vice-presidente do Banco Central, Yi Gang. Ele fez comparações com o PIB do Japão, até então considerado o segundo do mundo, depois dos Estados Unidos. Suas contas incluem o desempenho da economia chinesa no primeiro trimestre (crescimento de 11,1%). O que destoa na China é o PIB por habitante. O seu 1,3 bilhão de pessoas tem renda per capita de US$ 3,6 mil, valor mais de 10 vezes inferior ao dos Estados Unidos e abaixo do brasileiro. Com a China se aproximando de ser a primeira economia do mundo, ainda na primeira metade deste século, resta saber se haverá maior distribuição de renda no futuro e se o cidadão chinês, ao alcançar maiores níveis de vida, buscará também maior democracia.

FICHA LIMPA: depois do estardalhaço em relação à necessidade de ficha limpa para sair candidato a cargos políticos, o que se vê são decisões dos Tribunais Eleitorais, todas liberando candidatos com processos em andamento. No que se refere a candidatos à reeleição, parece, a liberação tem sido sistemática.

IRRESPONSABILIDADE FISCAL: no primeiro semestre de 2020, o déficit em contas correntes do Brasil foi de US$ 23,76 bilhões, cerca de 4 bilhões de dólares/mês. Muito. Praticamente repete, em 6 meses, o resultado do ano passado inteiro e chega a 2,5% do PIB. O déficit é o resultado entre a entrada e saída de recursos do país. Os dados foram anunciados pelo Banco Central. No início do ano, UGTpress fez um alerta sobre a possibilidade no recrudescimento dos problemas com o déficit, maximizado pelo crescimento das importações e remessa de lucros. Por enquanto, as contas brasileiras fecham em função das entradas - investimentos produtivos e mercado de capitais -, mas, até o final do ano, isso pode ser insuficiente, sobretudo pela volatilidade do mercado de capitais. Aí, voltaremos a fechar as contas como fizemos em décadas do século anterior: aumentando a dívida externa. Essa situação, agravada pelo período eleitoral, representa boa dose de irresponsabilidade fiscal.

NÚMEROS: o mercado brasileiro de assinaturas de TV a cabo chegou a 8,43 milhões. Os dados divulgados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informam que só em junho entraram mais de 200 mil novos assinantes. O crescimento econômico brasileiro se reflete em todos os setores. Embora impressionante, o número mostra que menos de 5% da população tem acesso a TV a cabo. Esse é o total aproximado de consumidores privilegiados do país. Parece pouco, mas é maior do que Suécia, Dinamarca, Holanda, Bélgica e outros países desenvolvidos.

ALIANÇA DAS CIVILIZAÇÕES: artigo do diplomata Rubens Barbosa (Estadão de 27/7) lembra sobre a Aliança das Civilizações, proposta pelo primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodrigues Zapatero, e co-patrocinada por Recep Tayyo Endogan, primeiro-ministro da Turquia. Neste ano, o Brasil sediou o terceiro encontro da Aliança, abraçado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Essa nova moda de discutir os problemas mundiais entre as tendências civilizacionais nasceu de um intrigante artigo do professor Samuel P. Huntington (O choque das civilizações, NYT, 1994). Depois, o professor Huntington aperfeiçoou suas pesquisas e publicou livro com o mesmo nome, editado no Brasil pela Objetiva.

SINDIAPI: o Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da União Geral dos Trabalhadores recebeu legitimação e foi reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego."




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.