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UGT Press 192: Caos aéreo


13/08/2010

DOAÇÕES BILIONÁRIAS: jornais e televisões do mundo todo deram a notícia: bilionários americanos pretendem gerar 600 bilhões de dólares em doações para atividades filantrópicas. Diferentemente de outros países, nos Estados Unidos há a sadia tradição dos seus cidadãos de doar recursos às universidades, fundações e associações de pesquisas ou benemerência. Agora, a lista divulgada inclui as maiores fortunas, entre as quais a de Bill Gates, Warren Bufett, Michael Boomberg, Stacy Palmer, Larry Elisson, George Lucas, Ted Turner, Paul Allen e outros. O sistema americano é único e o costume se revigora de geração em geração. Em 2009, calcula-se que as entidades americanas receberam um mínimo de 300 bilhões de dólares em doações. No Brasil, a última grande doação divulgada foi da biblioteca de José Mindlin à Universidade de São Paulo.

AUTOMÓVEIS: UGTpress em várias ocasiões cobrou do governo brasileiro estímulos e providências para a criação de uma montadora nacional. Lula, um presidente que veio de São Bernardo do Campo, berço das montadoras do Brasil, nunca se preocupou com esse detalhe, embora tenha até descumprido leis para fortalecer uma operadora de telefonia nacional. Houve aplausos e críticas. Agora, quem anuncia que vai abrir uma grande fábrica de automóveis no Brasil são os chineses. A Chery vai instalar uma fábrica em Jacareí, no Vale do Paraíba, São Paulo. Os investimentos poderão chegar a 700 milhões de dólares. Não é má notícia, mas os brasileiros ainda esperam por uma marca nacional.

INVESTIMENTOS CHINESES: segundo Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, até o final de 2010, os investimentos da China no Brasil deverão chegar a 25 bilhões de dólares. É o maior da história. Os chineses têm preferência por projetos na área de mineração, do pré-sal, mas também se interessam por agropecuária, siderurgia, energia e infraestrutura. Os chineses estão comprando empresas no Brasil. As estatísticas mostram que a China parou de aumentar as suas reservas e, nos dois últimos anos, exatamente os anos de crise, passou a investir no exterior. Esses investimentos ultrapassaram 200 bilhões de dólares.

CAOS AÉREO: de novo, as notícias dão conta do descaso das companhias aéreas brasileiras. Desta vez, a Gol atrasou a maioria de seus vôos por causa de descumprimento na legislação. Pior, a infração refere-se ao não cumprimento da jornada de trabalho. O Sindicato Nacional dos Aeronautas, ligado à CUT (Central Única de Trabalhadores), precisa ser rigoroso quanto a essas infrações. A estafa dos aeronautas coloca em risco a segurança do passageiro. O aumento do número de usuários de transporte aéreo cresceu exponencialmente no Brasil e, nos próximos anos, crescerá ainda mais. A Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 são eventos que vão sobrecarregar ainda mais os aeroportos e as companhias aéreas. A ineficiência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) é antológica. Multar as companhias (que podem facilmente pagar), não resolve. Há que se estabelecer indenizações também aos usuários.

QUASE DESASTRE: no dia 6 de agosto, em São José do Rio Preto (SP), um avião Airbus 319, da TAM, com 137 passageiros, pousou cerca de 50 metros antes da pista do Aeroporto Eribelto Manoel Reino, dando um enorme susto a todos. Felizmente, o avião foi controlado e ninguém sofreu ferimentos. O passageiro Humberto Dantas, cientista político, afirmou ao maior jornal da cidade (Diário da Região): O que mais incomoda é a falta de respeito da companhia com seus clientes. O voo atrasou mais de duas horas e nenhum funcionário veio me perguntar se eu precisava de alguma assistência". A falha, humana ou técnica, não foi explicada. O caso será investigado e os resultados serão divulgados pela Anac em 30 dias."




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