UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

UGT Press

UGT Press 206: Aprenda Mandarim


27/10/2010

APRENDA MANDARIM: muitas organizações chinesas estão contratando ocidentais. Por outro lado, empresas ocidentais estão contratando pessoas com fluência em mandarim. Fazer pós-graduação na China está se tornando moda entre os estudantes recém-formados dos Estados Unidos e da Europa. Dados do Ministério da Educação da China revelaram que, em 2009, havia 230 mil estudantes estrangeiros no país.

2011: já se sabe que o crescimento brasileiro em 2011 será menor do que em 2010, ano em que, provavelmente, obteremos uma marca extraordinária de aumento do PIB (Produto Interno Bruto). O Brasil, veja só, não suporta crescimentos altos constantes sem que provoque rachaduras em sua economia, a começar pelo fornecimento de energia. Os investimentos estão programados, mas demoram a dar resultados práticos. Novas usinas hidrelétricas só entrarão em operação entre 2015 e 2020. Contudo, é certo que vamos continuar crescendo e isso, felizmente, independe do governo de plantão.

CONSTATAÇÃO: os bancos brasileiros estão mais fortes. A reportagem é da revista britânica The Banker". Ela afirmou que o Banco do Brasil teve, entre todos os bancos, o maior aumento de capital próprio (76,7%), passando do 93º para o 45º lugar. Foi acompanhado pela Caixa Econômica Federal (do 179º para o 114º lugar), Bradesco (do 45º para o 40º lugar) e Itaú, que permaneceu estável, mas ainda é o banco brasileiro melhor situado (33º lugar). A causa desse desempenho dos bancos brasileiros foi o real forte, aliada à política de juros altos do governo, o que gerou lucros extraordinários. A política do Banco Central do Brasil, bastante consequente no período da crise, ajudou.

PETROBRAS NÃO PLANEJA: ficou visível a falta de planejamento e previsão na política de produção e fornecimento de gás natural. A Petrobras tem queimado gás e, até o meio do ano, foram queimados nada menos de 12% da produção nacional. "É incrível que haja uma fonte limpa, mas não tenham sido planejadas a distribuição e a política de preços", disse o diretor de energia da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Carlos Cavalcanti, em entrevista à Folha de São Paulo (26-08). O imbróglio do gás começou com as trapalhadas bolivianas, no início do governo de Evo Morales, quando a Petrobras resolveu investir mais de 10 bilhões de reais na produção nacional. Cometeu a insanidade de subir o preço para bancar o investimento e isso afugentou potenciais consumidores. Empresas reverteram fornos e desistiram do gás. Em questão de energia, a política de produção e preços deve ser clara e em longo prazo.

FECHAR PARA BALANÇO: essa expressão, tão comum no comércio, caiu de moda. Poucas são as empresas que fecham para contar o seu estoque, como no passado. Hoje, as modernas técnicas de administração e as máquinas facilitadoras permitem o controle das mercadorias, ativo fixo e materiais de consumo em tempo real. No Brasil, o que precisa fechar para balanço é a administração pública. Há um enorme descompasso entre a administração privada e a pública. A administração pública brasileira, com exceção de raríssimas ilhas de excelência, está muitíssimo atrasada.

UNIVERSIDADE NÃO TEM IDADE: a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) dá um exemplo. Colocou em sua grade de programação para o segundo semestre de 2010, o curso "História do Sindicalismo no Brasil", a cargo do professor Luis Manuel Domingues do Nascimento. O objetivo do curso é apresentar estudos sobre a história do sindicalismo brasileiro, num momento em que são comemorados 100 anos de luta sindical no Brasil. Como se sabe, o tema foi levantado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), através de sua Secretaria de Organização, comandada por Francisco Pereira de Souza Filho.

PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA: neste ano, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura mais um latino-americano: Mario Vargas Llosa, peruano, autor de vasta e original obra. Com este, são seis os prêmios para a região, a saber: Gabriela Mistral, Chile, 1945
Miguel Angel Asturias, Guatemata, 1967
Pablo Neruda, Chile, 1971
Gabriel Garcia Marques, Colômbia, 1982
Octavio Paz, México, 1990
e Mario Vargas Llosa, Peru, 2010. Há ainda um prêmio, em língua inglesa, destinado a Dereck Walcott, de Santa Lúcia, Caribe, em 1992. Os Estados Unidos possuem 10 prêmios de Literatura, dois deles divididos, um com a Rússia e outro com o Reino Unido."




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.