UGT Bahia assina Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

07/12/2015

O presidente da UGT Bahia, Magno Lavigne, participou na quarta-feira, 03, do ato de assinatura do Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. O termo proposto pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) e demais Centrais Sindicais teve solenidade no Palácio Rio Branco. Um estudo intitulado Mapa da Violência foi apresentado pelo pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz.

Magno reiterou o compromisso da UGT em defesa da ampliação dos direitos das mulheres e a necessidade de que as políticas sejam efetivadas. Ele elogiou o ato de assinatura do documento e se comprometeu a unir esforços no sentido de buscar ações de enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres. “Temos que ser atuantes nessa luta e cobrar que os planos sejam colocados em prática, pois as mulheres continuam morrendo”, enfatizou.

Além de Magno, o documento foi assinado pela Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, e representantes das demais centrais sindicais. A Secretária Olívia afirmou que o objetivo da assinatura é garantir parceria com as centrais, para que seja desenvolvida uma agenda de ações de conscientização de cada segmento, e que seja estabelecida uma grande mobilização de enfrentamento à violência contra as mulheres no estado da Bahia.

A apresentação do “Mapa da Violência 2015 - Homicídio de Mulheres no Brasil”, de autoria do pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, trouxe inúmeros dados, inclusive o indicador de que o índice de mulheres negras mortas no estado supera o das mulheres brancas. De acordo com o Mapa da Violência, em 2013, na Bahia, a taxa de homicídio de mulheres brancas vítimas de violência de gênero foi de 2,5, enquanto o de mulheres negras foi de 5,9%, no mesmo período.

Categorizado em: UGT - Bahia,