Deputado Dr. Ubiali defende regulamentação de motoristas de ambulância

17/06/2011

15/06/2011
A convite do presidente do Sindicato dos Motoristas de Ambulância do Estado de São Paulo - Sindmaesp, Alex Douglas do Santos, o deputado federal, Marco Aurélio Ubiali (PSB), esteve na segunda-feira, dia 13, na sede nacional da União Geral dos Trabalhadores UGT, onde voltou a defender a regulamentação da categoria profissional dos motoristas de ambulância.
O deputado é autor do projeto de lei (PL 7191/10)) que estabelece piso salarial de R$ 1.500, adicional de periculosidade de 30% sobre a remuneração e jornada de trabalho de 12 horas por 60 horas de descanso obrigatório. A proposta exige dos profissionais alguns requisitos, como ser portador da Carteira Nacional de Habilitação nas categorias B ou D
ser portador de diploma de curso de ensino médio
experiência de, no mínimo, dois anos como motorista nas referidas categorias, e ter concluído curso de condutor de veículos de emergência. A empresa prestadora do serviço também deve cumprir obrigações. Entre outros benefícios, o empregador deve oferecer treinamento especializado ou de reciclagem aos motoristas.
Eles trabalham na área da saúde, se expõe a risco, precisam ser preparados para a profissão, e não tem nada preparado para eles. Os motoristas de ambulância não tem nada destinados a eles com essa visão. Temos um projeto de reconhecimento da profissão que já passou na primeira comissão, e avalio que o Congresso esteja favorável a sua aprovação", informou o deputado.
"É preciso levar pra base, para a própria base construir a volta dessa discussão.. o congresso está favorável para a aprovação do projeto. O Deputado pediu a união de todos os motoristas de ambulância para fortalecer o projeto e regulamentar o sindicato de fato, já que o Ministério do Trabalho alega que a profissão de motorista de ambulância não é uma categoria profissional", disse o deputado.
Para o presidente do Sindmaesp, Alex Douglas,- a categoria está se organizando também em nível nacional. "Estamos expandindo para Amazonas, Bahia Santa Catarina, Vitória do Espírito Santo, e com o PL 7191 do d r. Ubiali, cresce a esperança dos milhares de motoristas que estão nesta situação", finalizou Alex."