UGT é a 100ª integrante do PAC-PME

06/06/2013

A União Geral dos Trabalhadores - UGT, comunica seu engajamento no grupo de trabalho do Programa de Aceleração do Crescimento para Pequenas e Médias Empresas - PAC-PME (www.pacpme.com.br), com especial intuito de contribuir com as propostas do grupo relacionadas aos diretos dos trabalhadores e à geração de empregos formais em pequenas e médias empresas (PMEs).

Para Ricardo Patah, Presidente da UGT - União Geral dos Trabalhadores, a iniciativa é importante, porque, por meio de propostas simples e objetivas - e sem prejuízo de arrecadação - possibilita ganhos a todos os envolvidos: Governo, empresários e trabalhadores. O potencial de geração de empregos formais (mais de 1 milhão nos próximos cinco anos) e de crescimento da renda dos trabalhadores é enorme. Igualmente importantes são as propostas educacionais e a característica de descentralização geográfica/setorial, alinhada com a nossa atuação em todo o território nacional. Entendemos que a operacionalização do PAC-PME pelo Governo, que recentemente deu posse ao Ministro Guilherme Afif Domingos para a pasta das micro e pequenas empresas, colaborará com o aumento do investimento privado e da poupança interna do País e, por consequência, fomentando o PIB e sua sustentabilidade".

A UGT conta atualmente com 1.517 entidades sindicais filiadas sendo 1.067 sindicatos de base validados no MTE, 120 sindicatos filiados (em processo de validação no MTE), 55 federações nacionais, regionais ou estaduais, e duas confederações nacionais. A União Geral dos Trabalhadores representa cerca de 7,0 milhões de trabalhadores na base dos sindicatos filiados (dos quais 20% são sindicalizados).

Para o coordenador da iniciativa PAC-PME, Rodolfo Zabisky, "a adesão e a participação da UGT - União Geral dos Trabalhadores são importantíssimas na atual fase de convergência, mobilização e encaminhamento das propostas do PAC-PME ao Governo (executivo e legislativo). Adicionalmente, seu presidente, o Ricardo Patah vem assumir uma posição de protagonismo no processo, exercendo sua competência de hábil administrador e interlocutor na defesa dos direitos dos trabalhadores que a Entidade representa - hoje e no futuro".

Com a adesão da UGT, o PAC-PME passa a contar com 100 integrantes em seu grupo de trabalho e apoio, sendo: 45 entidades, consultorias e associações, 30 escritórios de advocacia, 16 intermediários financeiros e nove auditorias."