UGT Bahia reelege Magno Lavigne presidente

31/03/2015

Magno Lavigne foi reeleito para a presidência da União Geral dos Trabalhadores (UGT Bahia), juntamente com o conjunto da direção da Central, durante o 3° Congresso Estadual da UGT, em Salvador, na última sexta-feira, 27. Lideranças políticas e sindicais prestigiaram a atividade que contou com mais de 400 participantes, entre delegados e observadores. Os desafios dos trabalhadores diante da crise econômica e a importância de redobrar os esforços para manter e ampliar as conquistas foram alguns dos temas tratados.

As propostas da UGT para enfrentar os ataques aos direitos dos trabalhadores em nível nacional e estadual foram discutidas e aprofundadas durante o Congresso. “Com espírito de luta e autonomia, a UGT reúne as condições necessárias para fazer frente aos desafios que estão postos. Vamos fortalecer a nossa unidade sindical e avançar. Nenhum direito a menos”, enfatizou Magno Lavigne em seu discurso de agradecimento.

A posição da UGT contra as Medidas Provisórias (MPs 664 e 665) – que dificultam acesso a benefícios como FGTS e pensão – foi reforçada pelo presidente nacional da UGT, Ricardo Patah. “Estamos enfrentado problemas de diversas matizes. A inflação, a retirada de direitos e a crise de corrupção da Petrobras são inaceitáveis para nós, da UGT. Quando a confiança é quebrada, a rua fala”, alertou.

Na mesa de abertura do Congresso estiveram presentes, entre outros nomes: o senador Otto Alencar (PSD/BA); o Consul de Cuba, Raul Gonzalez; o secretário estadual de Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino; a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (PV/BA); o deputado federal José Carlos Araújo (PSD/BA); o vereador Luís Carlos Suíca (PT/BA); o representante da Força Sindical, Nilson Bahia.

Lançamento de Cartilha – “Grupos Vulneráveis: da submissão à inclusão” é o nome da cartilha lançada pela secretaria nacional de Políticas Sociais da UGT, quinta-feira, 26. O lançamento fez parte do Encontro dos Rurais da UGT Bahia, que antecedeu o 3° Congresso. A secretária nacional responsável pelo material, Orildes Lottici, explicou que o material serve como referência de luta para trabalhadores em situação de vulnerabilidade, na luta por dignidade e respeito aos que são castigados pela informalidade da economia.

Currículo - Magno Lavigne, 40 anos, foi eleito presidente da UGT em março de 2012, na primeira gestão. É o atual presidente do Sindicato dos Condutores em Transporte Rodoviário de Cargas Próprias do Estado da Bahia. Integra o movimento sindical desde 2001. Foi titular da Comissão Tripartite e paritária da Igualdade Racial do Ministério do Trabalho e diretor do Instituto Sindical Interamericano para Igualdade Racial.

Categorizado em: UGT - Bahia,