UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Secretaria da Juventude da UGT reúne regiões do País e faz debate nacional


29/07/2015

O colegiado formado, pós Congresso da União Geral dos Trabalhadores- UGT, por secretários regionais da juventude que representam a região norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul se reuniu em São Paulo para traçar metas que vão garantir mais espaço à juventude.   O grupo pretende planejar os passos seguintes e desenhar um caminho produtivo e de crescimento para os próximos quatro anos. Além de ampliar a atuação dos jovens no meio sindical.

 

O Secretário Nacional, Gustavo Pádua, explicou a ideia do encontro, trazer as demandas regionais e traçar um plano nacional unificado para esses jovens. “Pretendemos vencer algumas barreiras e ampliar a organização dos jovens na UGT nacional e nos estados. Queremos traçar metas alinhadas e organizadas para produzir mais e alcançar bons resultados. Por isso, dois pontos são fundamentais nesses encontros: construir coletivamente um planejamento estratégico - extremamente necessário - e fazer com que eles cheguem aos estados e mobilizar o Brasil. Vamos construir as estratégias e fazer com que elas sejam executadas com eficiência.”

 

Reunir as regiões, fazer um debate nacional, pontuar as demandas e elaborar um plano de ação para ganhar a confiança da juventude é o papel deste colegiado. “O Brasil é muito grande, por isso consideramos trabalhar com as representações regionais estudando suas realidades e desenhando ações que cheguem com mais facilidades aos estados. Vamos montar uma estrutura mais capilarizada para colher melhores resultados”, conclui Gustavo. 

 

A Secretaria da Juventude 

Mais de mil e duzentas entidades compõe a UGT nacional em todos os 27 estados. A Secretaria da Juventude faz parte desta estrutura e trabalha com duas linhas de frente: 

1ª) representação da juventude trabalhadora nos mais diversos espaços, sejam sindicais, de diálogo social, governamental, nacional e internacionais. 

 

2ª) trata do mapeamento, do engajamento e do fortalecimento da juventude na própria central, por meio de campanhas, atividades, mobilizações politicas e atividades formativas.  

 

São ações e articulações que têm por objetivo ampliar o espaço da juventude dentro da UGT, fazer com que essa causa seja ouvida e incorporada às ações da Central e, por fim, garantir melhores condições de trabalho para juventude.  

 

Perspectivas das regionais

 “Nossa maior dificuldade está na inserção do jovem no mercado de trabalho. A informalidade é uma preocupação. Vamos promover ações que ajudem na empregabilidade desses jovens”, disse Rosemary Ferreira – representante da Juventude na região sul.

 

“Trazer a juventude para o meio sindical é um desafio. Temos uma barreira que faz com que o jovem não acredite nos sindicatos, como por exemplo, a questão política. Temos que promover ações que façam surgir o interesse da juventude”, comentou Lúcio Flavio – representante da Juventude da região nordeste.

 


Categorizado em: Secretaria da Juventude,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.