OAB-RS homenageia uruguaios vítimas da Operação Condor

07/11/2008

Porto Alegre, 07/11/2008 - A Seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) irá homenagear os uruguaios Lílian Celiberti e Universindo Rodríguez Diaz (que há 30 anos foram seqüestrados em Porto Alegre - na Operação Condor" ) e também o advogado Omar Ferri (advogado dos uruguaios), no próximo dia 12 de novembro, às 20hs no auditório da entidade. Na ocasião será exibido um documentário chamado "Cone Sul", de João Guilherme Barone e Enio Staub. Logo após, os homenageados contarão sobre os cinco anos que ficaram presos, e a maneira como retomaram as suas vidas fora da cadeia.

Há 30 anos os dois uruguaios foram seqüestrados em Porto Alegre e torturados - na chamada "Operação Condor", que foi uma aliança político-militar entre os vários regimes militares da América do Sul - Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai - criada com o objetivo de coordenar a repressão a opositores dessas ditaduras instalados nos seis países do Cone Sul.

A Operação Condor propiciou a atuação clandestina do aparato repressivo uruguaio no Brasil, em 1978, e ficou conhecido como o "Seqüestro dos Uruguaios". Um comando do Exército uruguaio, com a conivência do regime militar brasileiro, saiu de Montevidéu, atravessou clandestinamente a fronteira, em novembro de 1978, e desembarcou em Porto Alegre, onde seqüestrou um casal de militantes da oposição uruguaia,que foram presos e torturados no Brasil e ficaram cinco anos nas prisões militares do Uruguai."