UGT promove evento internacional em Santana do Livramento.

08/03/2009

O papel da mulher no Mercosul, na sociedade, na família,no trabalho, na política e nos espaços de poder foi o principal tema das atividades realizadas nos dias 7 e 8 de março, no município de Santana do Livramento/RS, situada na fronteira entre o Brasil e Uruguai .

O evento reuniu aproximadamente 10.000 pessoas e foi promovido pela UGT (União Geral dos Trabalhadores) e CUT (Central Única dos Trabalhadores), através da Comissão de Mulheres, da Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul (CM- CCSCS). Segundo Eleuza de Cássia Bufelli Macari,coordenadora do projeto e secretária-adjunta da Secretaria de Relações Internacionais da UGT nacional, é nessa cidade do extremo sul do Rio Grande do Sul onde ocorre o maior índice de casos de violência contra a mulher.

O ato público contou com a participação de delegações dos quatro países que integram o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Estiveram presentes diversas autoridades locais, entre elas o Prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado e o Intendente de Rivera, Tabare Viera Duarte.

No dia 8 as 10h00, as mulheres lotaram o Teatro Municipal de Rivera para apresentação e aprovação da Carta das Mulheres do Cone Sul", documento que exige dos dois Governos, ações urgentes para superar as desigualdades entre homens e mulheres, combate à violência, dentre elas, o estabelecimento de uma lei e de um protocolo de extradição comuns. (Leia a íntegra da carta).

Foram apresentadas ações para intensificação da luta pela descriminalização do aborto e nota ao arcebispo de Pernambuco Dom José Cardoso Sobrinho, assinada pelos movimentos presentes, repudiando suas declarações sobre o caso de pedofilia e estupro envolvendo uma menina de nove anos, que engravidou em decorrência da violência e corre risco de morte. (clique aqui).

A Coordenadora da Comissão das Mulheres da CCSCS - Cássia Bufelli (UGT), conduziu o ato, que além das/dos representantes da UGT, CUT, CTB, CTA, PIT-CNT e CSA - centrais que compõem a CCSCS - teve a presença de representantes dos Governos do Brasil e do Uruguai, do legislativo dos dois países e dos prefeitos das duas cidades. Também esteve presente, Célia Costa, pela Internacional de Serviços Públicos (ISP)