BAHIA APROVA CONTEÚDO DE CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA SINDICALISTAS

24/03/2009

VITÓRIA DA CONQUISTA APROVA CONTEÚDO

José Marcos, presidente do SINSERV ao microfone, junto a sua diretoria e ao secretário nacional do Servidor Público da UGT, Aldo Liberato.

O sucesso dos Cursos para Qualificação e Aperfeiçoamento de Dirigentes Sindicais promovido pela Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (FESEMPRE) foi novamente confirmado, desta vez na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia. Foi a primeira vez que a iniciativa pioneira da Federação, presidida pelo secretário nacional do Servidor Público da UGT, Aldo Liberato, foi levada para fora de Minas Gerais, em consonância com a política de expansão de sua estrutura jurídico-administrativa e de pessoal a outros estados.

Com a presença de mais de cem delegados de 57 cidades vizinhas, além de sindicalistas do município anfitrião, o curso foi ministrado na Câmara Municipal, com participação de deputados estaduais e vereadores, o que também atesta o prestígio e a expectativa em torna da ação. Elbson Soares (PDT), prefeito de Anagé, um dos municípios inscritos, pronunciou-se na abertura, desejando as boas-vindas aos sindicalistas e um bom aproveitamento para o curso.

Antes de se iniciarem as palestras e dinâmicas, o secretário Aldo Liberato, apresentou a Federação e suas metas para os sindicatos. Expusemos nossos objetivos e metas para promover o soerguimento do servidor público e convidamos a todos para nosso próximo congresso", enfatizou.

Delegados sindicalistas e membros da FESEMPRE.

Nos dias 20 e 21 de março, o assessor jurídico da FESEMPRE, dr. Marcos Penido, juntamente com o assessor sindical, Afonso Donizete, e o assessor educacional, Silvério Prado, teceram considerações acerca do momento enfrentado, das perspectivas de luta e das responsabilidades de cada sindicato.

Penido discorreu acerca de questões jurídicas concernentes aos servidores e à Administração Pública. Afonso Donizete, assessor sindical, explanou o papel do movimento sindical na construção de uma sociedade mais justa. "Fazemos parte da vanguarda, a cabeça pensante dos trabalhadores, coletivamente", diz ele.

Já Silvério Prado encarregou-se da parte prática e administrativa, pontuando as técnicas para se atingir uma comunicação eficaz (virtual, formal e informal) com órgãos públicos, a categoria e a sociedade, fator que determina a consecução dos resultados. "A chave do sucesso está aí. É preciso se obter acesso rápido aos detentores do poder, porém com uma abordagem correta e o devido respaldo social". "