Manifestação marca o Dia Internacional da Mulher da UGT-MG

10/03/2009

No dia 06 de março de 2009, a UGT-MG realizou em conjunto com as trabalhadoras da economia informal, uma marcha de manifestação ao dia internacional da mulher.

Em caminhada pelas principais ruas do centro de Belo Horizonte, as manifestantes pararam em frente ao prédio da União e Trabalho (do sindicato dos Comerciários) seguindo para o restaurante popular.

Lá um grupo de teatro alternativo, contratado por nós, apresentou intervenção cultural baseada no tema: O direito das mulheres dentro de suas várias jornadas de trabalho"

Em seguida a marcha seguiu em direção ao hipercentro de Belo Horizonte e tomaram conta do monumento "Pirulito" que fica ao centro das avenidas principais, Av. Afonso Pena e Amazonas. Com o grito " Ô mulherada, cadê você, a UGT veio aqui pra te defender"

Logo fomos dispersadas pela polícia militar, que encaminhou a manifestação a praça 7, onde se encontravam a reunião das demais centrais e movimentos de mulheres.

Uma delegação das representantes de cada central, reuniram-se então nesta tarde, com a Secretária Municipal de Políticas para as mulheresDescobrir o nome. A heronbia sabe

Em homenagem a "Elas", um trecho do texto de Ana Clara Bezerra que foi lido durante o manifesto:

"...Ela não se intimidou com o longo caminho que iria percorrer para fazer com que os outros entendessem que ela tinha direito aos direitos que lhe cabiam. E ela, na sua magnífica força e coragem, aprendeu a ser livre, a gritar quando tem vontade, a chorar quando precisar chorar e a sorrir mesmo quando a situação não permitir sorrir. Mas, acima de tudo, aprendeu a ser forte. De calça comprida, salto alto, com rosto pintado e cabelos escovados. Ela aprendeu a ser muito mais do que uma mulher vaidosa. Aprendeu a ser idealista, determinada e precisa. Aprendeu a falar alto quando necessário. Mas não foi só isso. Ela aprendeu muito mais... Aprendeu com a vida, com a situação, com a dor (a não ser apenas uma reprodutora e esposa). ...Aprendeu a tomar iniciativa e a dizer "não" quando necessário. E percebeu que pode se prevenir e decidir a hora certa de ser mãe sem ser pressionada. E, perante os olhos intimadores dos homens e de tamanha curiosidade, ela levantou a cabeça e mostrou que não era uma boneca de porcelana, mas que podia ser quebrada várias vezes e que sempre conseguia se juntar sem perder nenhum dos pedaços. Isso é ser mulher!""