Líder sindical da Venezuela visita a UGT

30/09/2009

Esteve visitando a UGT (União Geral dos Trabalhadores) nesta terça-feira (29) o sindicalista venezuelano Anibal Cabrera, integrante do Grupo para a Responsabilidade Social e Corporativa e também adido do trabalho em Washington (EUA). Cabrera, que também é dirigente da Confederação dos Trabalhadores da Venezuela, organização sindical que representa cerca de 900 mil trabalhadores, disse que sua vinda ao Brasil tem como objetivo trocar informações com dirigentes da UGT no tocante a viabilidade de estabelecer uma rede sindical brasileira na questão da responsabilidade corporativa.

Como diretor da Confederação dos Trabalhadores da Venezuela, Aníbal tem mantido bom relacionamento com a direção da UGT colocando-a informada sobre as políticas adotadas pelo presidente Hugo Chaves no setor sindical. Os trabalhadores enfrentam sérios problemas devido a perseguição do governo, num total desrespeito às convenções 87 e 98 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). O presidente Hugo Chaves vem acossando os sindicatos e seus dirigentes e a nova lei trabalhista que pretende impor ignora os sindicatos como legítimos organismos representativo da classe trabalhadora, sendo substituídos por conselhos, sob seu controle", disse Anibal.

O líder sindical venezuelano, que está na Embaixada de Washington, vem desenvolvendo ações na Suécia, Bruxelas, Comunidade Européia e Brasil. Sobre a política sindical internacional, o adido acredita não estar à altura do desafio que representa a globalização. A nível regional, Cabrera diz esperar "maior participação das centrais sindicais na estrutura da CSA para lograr maior dinamismo e democracia interna nessa organização sindical". Aníbal Cabrera foi recepcionado pelo Secretário Nacional de Divulgação e Comunicação da UGT, Marcos Afonso de Oliveira, e pelo Secretário de Relações Internacionais, Arnaldo de Souza Benedetti."