Fenassec é contra mudança de nomenclatura de curso

09/10/2009

Medida representa um retrocesso na luta da categoria, com perdas irreparáveis para o Secretariado do Brasil

A Federação Nacional das Secretárias e Secretários (Fenassec), entidade filiada à UGT, alerta contra a proposta da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, de mudar a nomenclatura do curso de Secretariado Executivo.

Segundo a proposta da Sesu a partir de 2010, o curso passaria a ser denominado de Administração ou Curso Superior de Tecnologia em Secretariado. Para a presidente da Fenassec, Maria Bernadete Lira Lieuthier, a proposta é vista com muita preocupação. Ora, não podemos permitir que isso aconteça, considerando a luta da Academia, da Fenassec e dos Sindicatos que em 2004 aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Secretariado Executivo (Parecer 102/204, atual Resolução 03/2005)
considerando que o Secretário Executivo é profissão regulamentada por lei federal (Leis: 7377/85 e 9261/96)
considerando que a profissão é diferenciada por possuir estatuto profissional e critérios específicos para o exercício da sua atividade e profissão (art. 511, parágrafo 3º da CLT)
considerando a Classificação Brasileira de Ocupações(CBO) dentre outras considerações e normas que corroboram para a consolidação e identidade do bacharel em Secretariado".

"Secretário é Secretário. Administrador é administrador" enfatizou a presidente da Fenassec. Em relação ao Tecnólogo em Secretariado, a Fenassec também entende que o perfil é diferenciado. Em 2006 a entidade apresentou à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica ( Setec/MEC) proposta para as diretrizes curriculares para essa formação, fato amplamente divulgado na Revista Excelência, da Fenassec.

Registramos que, considerando o volume de estudantes e de profissionais ingressantes em cursos tecnológicos de Secretariado
considerando a importância destes cursos como forma de qualificação profissional
considerando que há demanda para a formação de nível tecnológico
e, considerando ainda, que o Ministério do Trabalho não está concedendo os respectivos registros destes profissionais, a Fenassec vem lutando para regularizar essa situação dos Tecnólogos em Secretariado.

Clique aqui e confira levantamento realizado pela Fenassec sobre Diferença da Identidade Profissional de ambas as profissões.

"