Motoboys já tem linha de crédito para financiar a compra de moto.

27/11/2009

A diretoria do Sindimoto-SP (Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Moto-taxistas de São Paulo,filiado à UGT (União Geral dos Trabalhadores) recebeu na manhã desta sexta-feira (27) a visita do ministro Carlos Lupi, do Trabalho e Emprego. Na oportunidade foi anunciada a liberação de uma linha de crédito de R$ 100 milhões para o financiamento de motocicletas e motonetas zero quilômetro. O dinheiro é procedente do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e já estará à disposição dos motociclistas a partir desta segunda-feira (30) em todas as agências da CEF (Caixa Econômica Federal).

O presidente da UGT, Ricardo Patah agradeceu ao ministro por mais esse benefício a uma categoria de trabalhadores e anunciou que já vem desenvolvendo negociações com a prefeitura no sentido de ampliar os corredores para motociclistas para lhes garantir mais segurança. A UGT defende a vida dos trabalhadores que usam motos para o exercício da profissão e, inclusive, pretende criar, a nível nacional, a Secretaria dos Motoboys", disse Patah.

Gilberto Almeida dos Santos, o "Gil", presidente do Sindimoto-SP disse que o momento é importante porque significa a realização de uma conquista que a categoria há muito vem lutando com vistas a facilitar que o motoboy possa substituir o seu "instrumento de trabalho" (moto) e com isso desempenhar melhor a sua atividade profissional. Para obter o financiamento basta comparecer numa agência da CEF com todos os documentos pessoais e comprovante de rendimento.

O ministro Carlos Lupi disse que o TEM continuará tentando obter 90% do financiamento e anunciou que o Banco do Brasil também está oferecendo essa linha de crédito. Informou sobre o Plano de Qualificação Profissional para direção defensiva visando diminuir os acidentes envolvendo motociclistas. A Fundacentro, segundo Lupi, está concluindo uma pesquisa nacional para se saber o número de acidentes e as suas causas, além de outras informações. "Esse levantamento está em fase de tabulação", disse Carlos Lupi que aproveitou para entregar a chave da primeira moto financiada para o presidente Gil, do Sindimoto.

A CEF financiará 80% do valor de motos e motonetas de até 150 cilindradas de fabricação nacional. Uma das exigências é que os veículos sejam dotados de itens de segurança regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) como freio a disco, pisca alerta, protetor de pernas, aparador de linha(antena corta-pipas), baú com reflexivo, vacina contra roubo, colete e capacete. As taxas de juros (TJ LP) varia entre 12% ao ano (36 meses) e 18% ao ano (37 e 48 meses). O financiamento será feito somente através do Sindimoto, explicou o ministro Lupi, ressaltando que essa forma é para valorizar o sindicato da categoria.

Esse dinheiro (R$ 100 milhões) é recurso do FAT e a sua liberação só foi possível graças ao empenho do Secretário Geral da UGT, Canindé Pegado, que também é membro do Condefat, órgão responsável pelo gerenciamento do fundo. "Essa linha de crédito vai contribuir para que os motoboys tenham uma vida mais digna e a UGT teve uma atuação muito importante para a sua liberação", explicou Pegado.

A solenidade de recepção ao ministro, que veio acompanhado do Secretário do Trabalho, Luiz Antonio de Medeiros foi comandada pelo sindicalista "Gil", presidente do Sindimoto e contou com a presença do presidente nacional da UGT, Ricardo Patah e do Secretário Geral, Canindé Pegado, além de dirigentes sindicais de vários estados e cidades brasileiras, políticos e empresários ligados à produção e revenda de motos.

"