UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

A UGT EM COPENHAGUE


30/11/2009



A Cimeira de Copenhague que vai reunir 195 países - 192 com assento na ONU e três convidados - será aberta dia 07 de dezembro. Se estenderá até 18, do mesmo mês e terá inúmeras Câmaras de discussão, além das normais e necessárias Conferências Paralelas. Essa é a primeira vez na história que a Comunidade Internacional reconhece que o Planeta corre perigo e tomará decisões estabelecendo metas a cada país, onde deverão tratar de seu dever de casa".

A União Geral dos Trabalhadores- UGT estará presente com uma delegação de três Dirigentes que trará diariamente informações para que a Central Sindical acompanhe os trabalhos, conheça as decisões tomadas e permita que a partir de fevereiro de 2010, a UGT comece a discutir e aplicar a sua parte nas importantes decisões tomadas por lá.

Nas últimas semanas, vieram à tona as conversas do presidente Barack Obama que em seu giro pela Ásia, teria avançado posição sobre uma possível não tomada de decisão do Governo Americano e do Governo Chinês na Conferência. Nas últimas 48 horas esse assunto morreu à medida que a Comunidade Internacional ressonou em desacordo, deixando clara a oposição sobre a formação desse possível G2 (China e USA) que retendo 40% das emissões podem desmontar um trabalho que envolve todo o Planeta.

Os 17% que Obama está propondo para os USA, é o percentual que ele remeteu ao Congresso Americano e espera a aprovação. A manifestação da China que poderia vir nos minutos finais da Cimeira já chegou falando 40 a 45%. Esse País que se prepara para ser a maior economia mundial tem muito mais dificuldade de se adequar à Economia de Baixo Carbono que qualquer outro.

No entanto, para o Brasil o que mais importa é o protagonismo que o País tem assumido na esfera internacional nos últimos anos. Com a natureza tão rica, tão preservada e com uma economia tão pujante, porque trilhar caminhos que outros trilharam fizeram e que hoje precisam refazer, repactuar. Se as diferenças sociais brasileiras diminuiram nos últimos dez anos, se a economia com uma "moeda dura", cresceu, entrou e saiu da última crise econômica mundial usando a sociedade real, por que não aproveitar tudo isso para tornar o Brasil um Modelo de Economia de Baixo Carbono? E aí devolver aos mais de 190 milhões de brasileiros um pouco dessa riqueza.

Para tanto, a delegação da UGT que ruma a Copenhague, trará os primeiros subsídios para o início da montagem da grande Conferência de Ecologia e Desenvolvimento que a Central fará no mês de fevereiro de 2010, continuando na vanguarda do tema entre sindicatos"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.