UGT participa de programa de construção de moradias

19/05/2010

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) vai participar do programa Parceria com Entidades Representativas dos Trabalhadores", que prevê a construção de moradias exclusivamente para associados a entidades de caráter sindical. O secretário Estadual da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, e o deputado estadual Milton Flávio reuniram-se na tarde de quarta-feira (19) em São Paulo com o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, e o secretário de organização sindical Chiquinho Pereira.

Lançado em março pelo Governo do Estado, o programa atenderá famílias com renda entre um e dez salários mínimos, indicadas pelas entidades previamente cadastradas na CDHU. Metade das moradias deverá beneficiar famílias que recebem entre um e três salários mínimos.

"O projeto vai ao encontro das necessidades das classes sociais mais carentes. A maior parte dos sindicatos filiados à UGT é da área de comércio e serviços, justamente as pessoas que enfrentam maiores adversidades e têm menores possibilidades de acesso à casa própria", disse Ricardo Patah.

Um dos diferenciais desse programa habitacional é a possibilidade das entidades sindicais e associações oferecerem contrapartidas para agilizar o atendimento. Elas poderão, por exemplo, doar terrenos para a construção das moradias e realizar obras de infraestrutura ou acrescentar melhorias nos conjuntos.

As contrapartidas valerão pontos que servirão como critério de prioridade para o atendimento da entidade. Além disso, o percentual de associados com baixa renda, o tempo de existência, a experiência em atividades comunitárias e de promoção habitacional poderão auxiliar as entidades.

As moradias serão construídas com o novo padrão da CDHU, que inclui a opção do terceiro dormitório, aquecedor solar, pisos e azulejos, entre outros itens. Cada órgão envolvido na parceria desempenhará funções distintas.

A CDHU será responsável pela elaboração do projeto, contratação da construtora e comercialização das unidades, entre outras atribuições. Às entidades caberá a indicação das famílias beneficiárias, apoio no trabalho técnico social como qualificação educacional, gestão condominial e o aporte de contrapartidas, quando houver, entre outras. As centrais representativas dos trabalhadores divulgarão o programa e acompanharão todas as etapas do desenvolvimento junto às entidades

A meta do programa é construir cinco mil moradias em todo o Estado até 2012, sendo mil unidades em 2010, duas mil em 2011 e mais duas mil unidades em 2012. O programa foi apresentado aos sindicatos filiados à UGT durante a abertura da Plenária Estadual da União Geral dos Trabalhadores" no Braston Hotel São Paulo, localizado na rua Martins Fontes, nº. 330, Centro, com a presença do secretário-adjunto de Estado da Habitação, Ulrich Hoffmann.

"