Fecombase comemora Dia dos Comerciários

29/10/2010

No dia 25 de outubro foi o Dia dos Comerciários", na Bahia. Como não poderia ser diferente, a Fecombase (Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços da Bahia), filiada à UGT-BA (União Geral dos Trabalhadores da Bahia) esteve presente nesta comemoração junto com os companheiros das cidades de Lauro de Freitas, Simões Filho e, ainda, na tradicional festa em homenagem à data, no SESC (Serviço Social do Comércio) Piatã, em Salvador.

Simões Filho

Logo pela manhã a comitiva de dirigentes da Fecombase seguiu para o SESI(Serviço Social da Indústria) da cidade de Simões Filho, onde prestigiou o evento realizado pelo Sindicato os Empregados no Comércio de Simões Filho, presidido pelo companheiro, também diretor da Federação, José Ribeiro. Neste dia foi realizada a final da 4ª edição do campeonato de futebol dos comerciários 2010, conquistada pela equipe da Cefrinor que venceu com um placar apertadíssimo contra o time da Avon. O time contou com a ajuda do artilheiro do campeonato, André Reis. Contudo, o goleiro menos vazado foi o Diego, da Avon. Em 2009 a vitória também foi da Cefrinor, chegando este ano, a conquistar o seu bicampeonato.

O presidente da Fecombase, Marcio Fatel e o assessor jurídico, César Cabral foram convidados a entregar as taças para os atletas comerciários. Na oportunidade, Fatel lembrou o mote para a comemoração desta importante data, que historicamente é celebrada no dia 30 de outubro. A história conta que em 1908, um grande número de companheiros criaram a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, onde os caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio), os escriturários, os guarda-livros e outros uniram-se contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes.

Para José Ribeiro a comemoração do "Dia dos Comerciários" é um momento de afirmação do orgulho da categoria. "Neste dia resgatamos a nossa auto-estima e reforçamos para os companheiros a necessidade de união em prol do nosso bem", afirma Ribeiro. Após a premiação, os comerciários de Simões Filho se divertiram bastante à beira da piscina, e ao som do grupo de pagode "Novo Esquema" que esquentou o clima durante o resto do dia.

Lauro de Freitas

No período da tarde, a comitiva seguiu para de Lauro de Freitas, no clube da Asfeb (Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia), onde é realizado todos os anos as comemorações para o "Dia dos Comerciários". Estiveram presentes na festa, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, os vereadores Zé Augusto e Lula Maciel, e também o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Candeias, José Carneiro.

Em seu discurso, a presidente do Sindicato de Lauro de Freitas, Maria Eurideia Mendes, agradeceu o apoio da Fecombase e reafirmou as palavras da Prefeita em relação a importância da liderança feminina nos diversos setores. Moema em discurso incisivo salientou a importância dos comerciários na economia nacional, e lembrou que foi o setor que mais ajudou o Brasil a sair da recente crise. "Enquanto outros setores sofriam, o comércio brasileiro não parava de se movimentar e vendia cada vez mais", recorda.

Na oportunidade, também foi entregue a Prefeita o prospecto do Projeto de Lei que assegura que o funcionamento do comércio de Lauro de Freitas nos dias de domingos e feriados esteja condicionado às normas estabelecidas em acordos ou convenções coletivas firmadas entre as entidades representativas dos trabalhadores e dos empregadores. A festa também contou com um torneio de futebol e com a apresentação da banda "Aí Pode!". A garotada se divertiu com brinquedos infláveis e comeu muito algodão doce e pipoca.

Salvador

Pra finalizar o dia, a comitiva da Fecombase foi até o Sesc/Piatã em Salvador. O presidente Márcio Fatel mais uma vez entregou o troféu ao vencedor do torneio deste ano, o time "Real Vile". O segundo lugar ficou com o time "Fenix"e desta vez a seleção de craques da Fecombase ficou na quarta posição. O técnico Derivaldo prometeu um melhor resultado no torneio de 2011. Ainda no Sesc, além do torneio de futebol de campo, foi realizado também o Concurso Top Model Sesc 2010, o Torneio de Futebol Society e pra finalizar o dia, a grande atração que ficou por conta da Banda Cheiro de Amor. Em Salvador o comércio também não abriu, nos shoppings só abriram as áreas de alimentação e cinemas.

Leonardo Parente/Imprensa Fecombase

"