Sindicatos de aposentados levam propostas ao Presidente Lula

05/11/2010

04/11/2010

O Sindiapi-UGT (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da União Geral dos Trabalhadores) e os demais sindicatos de aposentados das centrais sindicais querem uma audiência com o presidente Luis Inácio Lula da Silva com o objetivo de tratar de assuntos relacionados aos aposentados e aposentadas brasileiros, fruto de extenso debate entre essas entidades e que representam consenso na luta por melhores condições de seus representados", diz trecho de documento aprovado em reunião realizada na quarta-feira (3) em São Paulo.

Na audiência no Palácio do Planalto, segundo o presidente Edmundo Benedetti Filho, do Sindiapi-UGT, será apresentada uma série de 12 propostas dos sindicatos brasileiros representantes dos aposentados e idosos do país. A primeira diz respeito a implantação de reajuste igual e linear para os aposentados e pensionistas, de acordo com o que foi aprovado na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Uma outra reivindicação é o fim imediato do Fator Previdenciário.

Além dessas duas o documento contém as seguintes propostas: aprovação da PEC (Proposta de Emenda a Constituição) 4434/08
Manutenção da política de recuperação do salário mínimo até 2023
Contra a Reforma da Previdência que venha a retirar direitos adquiridos
Restabelecimento do Conselho Nacional de Seguridade Social, como instrumento institucional de controle social e promoção da seguridade social, de caráter quadripartite (governo, trabalhadores, empresários, aposentados)
Fim da DRU Desvinculação da Receita da União)
Isenção do Imposto de Renda para os aposentados até teto previdenciário
Que os recursos da Previdência Social sejam oriundos do faturamento e não da folha de pagamento
Criação da Secretaria Interministerial de Assuntos Relacionados aos Idosos, Aposentados e Pensionistas
Garantir um sistema de Previdência Social pública universal e a criação da Previdência Social Pública complementar.

O documento tem as assinaturas dos seguintes dirigentes sindicais: Edmundo Benedetti Filho (Sindiapi-UGT), João Batista Inocentini (Sindicato dos Aposentados da Força Sindical), Epitácio Luiz Epaminondas -Luizão (Sindicato dos Aposentados da CUT), Warley Martins Gonçalles (Presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas-Cobap), Luiz Antonio Guardarini (Sindicato dos Aposentados da CGTB), Celso Amaral de Miranda Pimenta (Nova Central Sindical dos Trabalhadores) e Osmar de Oliveira Msarchese (Colegiado dos Aposentados da CTB).

Arlindo Ribeiro/Imprensa UGT"